PRODUÇÃO DE LIPÍDIOS MICROBIANO A PARTIR DAS RAMAS DE BATATA-DOCE PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS E BICOMBUSTÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21095Resumo
Os lipídios microbianos são óleos que têm composições semelhantes à de óleos vegetais, produzidos a partir de microrganismos como leveduras, fungos, bactérias, que possuem a capacidade de acumular grandes quantidades de gordura em suas células, especialmente na forma de triacilgliceróis. Desta forma, o presente trabalho visou a produção de lipídio microbiano a partir das ramas de batata doce para aplicação em alimentos e biocombustíveis. Para isso, foi realizada a hidrólise ácida das ramas de batata doce com ácido sulfúrico a 2,5% (m/v), carga de sólidos de 22% (m/m), a 121 °C por 30 min para a obtenção do hidrolisado das ramas de batata doce rico em carboidratos. A fermentação foi realizada a 28 °C, 200 rpm, por 120 h em incubadora orbital shaker, e a extração dos lipídios e a quantificação gravimétrica pelo método BLIGH-DYER, (1959). A quantidade de açúcares (glicose, xilose, celobiose e arabinose) obtidas da hidrólise ácida foi de 11,68 g/L, 6,24 g/L, 1,20 g/L e 0,463 g/L respectivamente. A L. starkeyi fermentou o meio atingindo um total de 20,91 g/L de biomassa celular final e 15,88% de lipídio. Assim, as ramas da batata-doce apresentam potencial para sua utilização como fonte de carbono para a produção de lipídios.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thais Feitosa da Silva, Marciel, Gabriela, Sergio, Michelle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
