Práticas de escritas extraescolares reconfigurando as práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p111Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa, letramentos, letramento digital, facebookResumo
Este artigo expõe o desenvolvimento de uma proposta de escrita em um 2º ano do Ensino Médio de uma escola rural do Distrito Santa Terezinha, em Itaporã-MS e uma parte de seus resultados, a fim de promover uma reflexão em torno de novas possibilidades de trabalhos que contribuam para eliminar o abismo entre práticas de escritas escolares e as extraescolares e suas relações sócio históricas. Partimos do pressuposto que a escrita é heterogeneamente constituída, que os fatos linguísticos não se separam das práticas sociais (Corrêa, 2004). A proposta constituía da produção de um Jornal Virtual no Facebook, desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa. As análises das produções de notícias e reportagens, mais os comentários possibilitados pela plataforma digital, possibilitam mostrar linguisticamente que não há uma fronteira rígida entre práticas de escrita da cultura grafocêntrica e aquelas da cultura digital, como supõem muitos educadores. Além disso, mostram que as redes sociais na escola podem funcionar como colaboradoras de um ensino de escrita mais eficiente e significativo para todos os envolvidos.
Palavras-chave: ensino de língua portuguesa, letramentos, letramento digital, facebook
Abstract
This paper exposes the development of a written proposal in a 2nd year high school students in a rural school district Santa Terezinha in Itaporã-MS and a part of its results, to promote a reflection on new possibilities for work that contribute to close the gap between school written practices and extracurricular and their socio historical relations. We begin from the assumption that the writing is heterogeneously formed the linguistic facts do not separate the social practices (Corrêa, 2004). The proposal constituted the production of a Virtual Journal on Facebook, developed during the Portuguese classes. The analysis of news production and reporting, plus the comments made on the digital platform, enable linguistically show that there is no rigid boundary between writing practices of focused on writing culture and those of digital culture, as they suppose many educators. Furthermore, show that social networks in school can work as collaborators in a more efficient and meaningful writing instruction for all involved.
Keywords: teaching of Portuguese language, literacies, digital literacy, facebook
Referências
AMYUNI, S. Professora barra acesso ao facebook e leva vassourada em sala de aula. G1São Carlos e Araraquara, 26 ago. 2013. Disponível em <1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/08/professora-barra-acesso-facebook-e-leva-vassourada-em-sala-de-aula-pirassununga.html>. Acesso em: 26 set. 2014.
BAKHTIN, M.. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec; 6ª ed. [1992 (1929)].
BUIN-BARBOSA, E. Mixagem de práticas de escrita na escola. In: Gonçalves, A.V. & BAZARIM, M. Interação, gêneros e letramento: a reescrita em foco.Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
CORRÊA, M. L. G. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de Português. In Signorini, Inês. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento. UFMG, 2007.
MARQUES, F. Curtir e compartilhar: uma nova onda de ferramentas digitais causa impacto no modo de trabalhar dos pesquisadores. In Revista FAPESP, ed. 195, maio de 2012. Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/05/11/curtir-e-compartilhar/>. Acesso em: 26 set. 2014.
PINHEIRO, P. Novas práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet. Em Signorini, Inês & Fiad, Raquel (org.) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. P. 248-81.
PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em <http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 02/Abril/2014.
REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO – SED / MS, 2007.
RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
SIGNORINI, I. Letramento e inovação no ensino e na formação do professor de Língua Portuguesa. In: SIGNORINI, I. (org.). Significados da inovação no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 211-228.
SIGNORINI, I. & FIAD, R. S. (org.) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. P. 03-303.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.