UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE CÉLULAS COMBUSTÍVEIS MICROBIANAS NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS COADUNADO À GERAÇÃO DE BIOENERGIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21014Resumo
As células combustíveis microbianas (CCMs) oferecem uma solução sustentável para o tratamento de águas residuais e a geração de energia renovável, sendo sua eficiência altamente dependente da composição da comunidade microbiana, que varia consideravelmente entre diferentes tipos de efluentes e condições operacionais. Neste estudo, bibliotecas de sequenciamento metagenômico de amplicons de RNAr 16S foram obtidas a partir de 227 amostras de 30 estudos publicados sobre MFCs. Essas bibliotecas foram processadas usando a pipeline de análise de dados de amplicons do QIIME2 v2025.5.1 para realizar a classificação taxonômica, avaliar métricas de diversidade microbiana e inferir associações com vias funcionais. Apesar da variabilidade observada, gêneros eletroativos comuns, como Geobacter (1,10%), e degradadores de matéria orgânica, como Proteiniphilum (0,84%), foram consistentemente identificados, além de Halobacteriota, tolerantes à salinidade, em ambientes com alta salinidade. No nível de filo, Pseudomonadota (13,45%) e Bacteroidota (9,88%) foram predominantes, com vias funcionais associadas à transferência extracelular de elétrons, formação de biofilme e degradação de poluentes. Esses achados destacam os principais táxons microbianos e processos metabólicos críticos para o desempenho das MFCs, fornecendo uma base para a otimização de consórcios microbianos e o aprimoramento de estratégias operacionais para aumentar a produção de bioenergia e o tratamento de águas residuais em diversos contextos ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Vitor Aires Teixeira, Elki Cristina de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.