PERSPECTIVAS DE ENFERMEIROS SOBRE OS ESPAÇOS DE LAZER E RECREAÇÃO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_20874%20Resumo
O processo de adoecimento de uma criança afeta toda a família, desencadeando momentos de estresse e gerando dificuldades e desespero. Nesse cenário, o apoio da equipe de saúde e utilização de estratégias que busquem amenizar o sofrimento infantil são essenciais para a efetivação do cuidado. A utilização do lúdico é uma das formas que os profissionais de saúde podem utilizar para amenizar o sofrimento e proporcionar uma melhora do quadro clínico do paciente pediátrico. No presente estudo buscamos compreender a percepção dos profissionais sobre importância dos espaços de recreação e lazer hospitalar no contexto do processo de humanização e recuperação dos pacientes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa enfermeiros e enfermeiras que trabalham na unidade hospitalar e desenvolvem atividades assistenciais. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista por ligação telefônica, com um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados a partir da Análise do Conteúdo no que tange a pré-analise, exploração do material e o tratamento dos resultados. Emergiram do estudo duas categorias, sendo a primeira intitulada “Recreação e lazer hospitalar: percepção dos profissionais” e a segunda “Ferramentas para o desenvolvimento lúdico nos hospitais”. De acordo com as falas dos profissionais, os mesmos compreendem a importância dos espaços de recreação infantil como estratégias para melhorar o ambiente hospitalar e que esse tipo de abordagem pode ser acompanhado pelo uso do brinquedo terapêutico que também é visto como uma forma de envolver essa criança diretamente com o seu tratamento. Por fim evidenciamos que o lúdico e o ato de brincar são determinantes para a recuperação do paciente pediátrico em relação ao seu estado físico, mental e emocional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Pachelle Lima Abreu, Ruhena Kelber Abrão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.