TRANSCRIPTIONAL ANALYSIS OF SOYBEAN (Glycine max) GENES RELATED TO WATER DEFICIT
DOI:
https://doi.org/10.20873/Agroenergia_2024_v11_n7_15Resumo
A cultura da soja vem ganhando destaque mundial, sendo amplamente difundida devido às suas variadas formas de utilização em diferentes segmentos. Fatores genéticos e ambientas são determinantes na qualidade dessa cultura. Uma característica relacionada ao fator ambiental que tem ganhado destaque é o déficit hídrico. Eventos moleculares são iniciados pela percepção do estresse hídrico, envolvendo uma complexa rede genética. Estudos nas últimas décadas já identificaram alguns genes relacionados ao estresse hídrico em plantas, sabe- se que a proteína de ligação a elementos responsivos à desidratação (DREB) desempenha um papel importante na resposta ao déficit hídrico. Diante disso este trabalho teve como objetivo analisar a expressão de genes relacionados ao déficit hídrico na cultura da soja. Para a análise da expressão gênica foram utilizadas folhas de soja (Glycine max (L.) Merrill), da cultivar M9144 RR, submetidas aos seguintes tratamentos: 25V25R – plantas submetidas ao déficit hídrico durante todo o ciclo, sendo irrigada com 25% da ETpc e 100V100R – plantas que não sofreram déficit hídrico, sendo irrigadas com 100% da ETpc durante todo o ciclo. A quantificação da expressão relativa dos genes GmDREB1 e GmDREB5 mostraram que o estresse hídrico sofrido pela cultivar foi maior no estádio reprodutivo.
Palavras-chave: Fatores de transcrição, estagios de desenvovimento, expressão gênica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, Antônia Clemilda Nunes, Matheus Martins Daúde, Horllys Gomes Barreto, Solange Ságio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.