TRANSCRIPTIONAL ANALYSIS OF SOYBEAN (Glycine max) GENES RELATED TO WATER DEFICIT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/Agroenergia_2024_v11_n7_15

Resumo

A cultura da soja vem ganhando destaque mundial, sendo amplamente difundida devido às suas variadas formas de utilização em diferentes segmentos. Fatores genéticos e ambientas são determinantes na qualidade dessa cultura. Uma característica relacionada ao fator ambiental que tem ganhado destaque é o déficit hídrico. Eventos moleculares são iniciados pela percepção do estresse hídrico, envolvendo uma complexa rede genética. Estudos nas últimas décadas já identificaram alguns genes relacionados ao estresse hídrico em plantas, sabe- se que a proteína de ligação a elementos responsivos à desidratação (DREB) desempenha um papel importante na resposta ao déficit hídrico. Diante disso este trabalho teve como objetivo analisar a expressão de genes relacionados ao déficit hídrico na cultura da soja. Para a análise da expressão gênica foram utilizadas folhas de soja (Glycine max (L.) Merrill), da cultivar M9144 RR, submetidas aos seguintes tratamentos: 25V25R – plantas submetidas ao déficit hídrico durante todo o ciclo, sendo irrigada com 25% da ETpc e 100V100R – plantas que não sofreram déficit hídrico, sendo irrigadas com 100% da ETpc durante todo o ciclo. A quantificação da expressão relativa dos genes GmDREB1 e GmDREB5 mostraram que o estresse hídrico sofrido pela cultivar foi maior no estádio reprodutivo.

Palavras-chave: Fatores de transcrição, estagios de desenvovimento, expressão gênica

Biografia do Autor

Adriano Sérgio Bernardo Queiroz

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Estadual do Tocantins (2015) e mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Atualmente é coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Universidade Estadual do Tocantins, professor titular da Universidade Estadual do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócio, cultura da soja.

Antônia Clemilda Nunes

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é engenheira agrônoma da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Matheus Martins Daúde

Formado em Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Tocantins. Graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com Mestrado em Ciências da Saúde e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, ambos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ocupou cargos de coordenação no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e no Núcleo de Empregabilidade (NEMP), além de ter atuado como Procurador Institucional no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC Porto Nacional. Atualmente, é professor no curso de Medicina e membro da COPPEXI (Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Inovação Tecnológica) do ITPAC Porto Nacional. Possui ampla experiência em técnicas de biologia molecular.

Horllys Gomes Barreto

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui mestrado e doutorado sanduíche em Biotecnologia Vegetal - Universidade Federal de Lavras/West Virginia University - UFLA/WVU. Atualmente, está desenvolvendo um trabalho de pós-doutorado na West Virginia University. Professor adjunto (Dedicação exclusiva) da Universidade Federal do Tocantins, onde leciona no Curso de Medicina. Pesquisador do Mestrado em Agroenergia e do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE. Foi Vice-Coordenador do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE - Gestão 2020-2022. Foi bolsista pelo Programa Institucional de Produtividade em Pesquisa da UFT. É palestrante e consultor na área de biologia molecular.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Sérgio Bernardo Queiroz, A., Clemilda Nunes, A., Martins Daúde, M., Gomes Barreto, H., & Ságio, S. (2024). TRANSCRIPTIONAL ANALYSIS OF SOYBEAN (Glycine max) GENES RELATED TO WATER DEFICIT. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(7). https://doi.org/10.20873/Agroenergia_2024_v11_n7_15

Edição

Seção

Dossiê: Agroenergia Digital