ULTRASOUND: EMERGING TECHNOLOGY FOR FOOD PRESERVATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_17699Resumo
O aumento da demanda dos consumidores por produtos seguros, sem aditivos químicos, que preservem suas características sensoriais e nutricionais, faz com que a indústria alimentícia esteja atenta e busque tecnologias inovadoras de preservação de alimentos. Dentre as tecnologias emergentes de destaque para processamento e preservação de alimentos, o ultrassom é uma tecnologia não térmica que utiliza fenômenos físicos e químicos para romper células e desnaturar enzimas, oferecendo alimentos com maior produtividade, rendimento e seletividade, além de preservar suas características sensoriais e nutricionais. Portanto, este estudo teve como objetivo fornecer informações sobre o processo de ultrassom e suas aplicações na indústria alimentícia em comparação a outros métodos de conservação. Os resultados demonstraram que o método de preservação utilizando aparelhos de ultrassom oferece as principais vantagens sobre os métodos convencionais de preservação de alimentos: simplicidade, portabilidade, baixo custo, tempo de reação reduzido e aumento do rendimento em condições amenas, além de manter as características sensoriais e o perfil nutricional dos alimentos submetidos a esta tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Doring Krumreich, Alana Moreira Bispo, Carina de Jesus de Almeida, Gustavo Cardoso Amorim, Paula Hortência Ramos Mattos, Laise Cedraz Pinto Matos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
