ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROTOCOLO PARA ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM AMBULATÓRIO E CONSULTÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao10Resumo
Introdução: A atuação do nutricionista em ambulatório/consultório visa à prevenção, controle ou recuperação de doenças, incluindo doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A adoção de protocolo técnico-científico pode contribuir para assistência nutricional padronizada, assim como melhor qualidade e eficiência do atendimento. Objetivo: Elaborar protocolo técnico-científico para assistência nutricional de indivíduos com DCNT em ambulatório/consultório. Metodologia: Foi conduzida revisão de literatura para desenvolvimento do protocolo segundo as fases da assistência nutricional. O instrumento foi encaminhado à validação de conteúdo por 12 especialistas, através do método Delphi, utilizando formulário digital. Foi utilizado o índice de validade do conteúdo (IVC), com concordância entre especialistas superior a 0,70. Resultados: Participaram de todas as etapas da validação 11 especialistas. O protocolo apresentou 19 seções com IVC > 0,70 na primeira rodada de avaliação. Ainda assim, ele foi encaminhado para uma segunda rodada e, após incorporação das novas sugestões, foi validado com IVC > 0,91 em cada seção. Conclusão: Elaborado protocolo com conteúdo atualizado baseado em evidências científicas, adequado às etapas da assistência nutricional em ambulatório/consultório, que pode contribuir na assistência nutricional padronizada, otimização de tempo e recursos na conduta dos nutricionistas, assim como na construção de desfechos favoráveis à saúde e qualidade de vida na DCNT.
PALAVRAS-CHAVE: Assistência Nutricional; Protocolo; Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Megale Figueiredo, Thaís da Silva Ferreira, Fabricia Junqueira das Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
