A CONTRIBUIÇÃO DOS BIOINDICADORES VEGETAIS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL E NA MONITORIZAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20067Resumo
Ao longo do crescimento da humanidade, foram criadas cidades que, ao passar dos séculos, se desenvolveram e expandiram. Entretanto, esse progresso veio acompanhado de impactos negativos na natureza. O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática para examinar a eficácia e relevância dos bioindicadores na avaliação da qualidade ambiental e na monitorização dos ecossistemas, visando fornecer uma análise abrangente sobre o assunto. Portanto, buscou-se reunir e analisar alguns trabalhos disponíveis eletronicamente, tendo como referência a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram analisados 45 trabalhos presentes nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar. Nessa perspectiva, a escolha qualitativa dos trabalhos ocorreu através da leitura do título e do resumo, e após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, restaram 10 desses trabalhos. Esses resultados refletem a amplitude e a profundidade da pesquisa realizada, bem como os critérios aplicados na seleção dos trabalhos para a revisão. A pesquisa desempenha um papel fundamental em preencher as lacunas de conhecimento sobre a utilidade dos indicadores biológicos na monitorização do ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda de Souza Oliveira, Mayra Kaylane Silva, Rosineide Nascimento da Silva, Daniel de Souza Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
