CARACTERIZAÇÃO MORFOFISIOLÓGICA DE UMA COLEÇÃO DE GERMOPLASMA DE Hancornia speciosa GOMES (MANGABEIRA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19729Resumo
O estudo visou caracterizar morfofisiologicamente uma coleção de germoplasma de Hancornia speciosa Gomes, mangabeira, de forma a se compreender a variabilidade e fornecer subsídios para estratégias de conservação e uso sustentável. A coleção de germoplasma é composta por 14 genótipos oriundos de três populações naturais localizadas na região de Porto Nacional – TO. As plantas foram avaliadas quanto a variáveis morfofisiológicas, utilizando estatísticas descritivas, correlação de Pearson, teste de Kruskal-Wallis e análise de componentes principais (PCA). Os genótipos da coleção apresentaram maior variabilidade em relação ao volume da copa, eficiência do uso da água, eficiência fotossintética e assimilação de CO₂. As correlações entre variáveis sugerem adaptação estrutural das plantas para maximizar a absorção de luz e a assimilação de CO2, bem como uma relação inversa entre a taxa de transpiração e a eficiência do uso da água. A PCA revelou alta variabilidade entre os genótipos, o que é vantajoso para a conservação. Todas as variáveis morfofisiológicas contribuíram significativamente para a discriminação dos genótipos. Essa alta variabilidade é essencial para a conservação da espécie, indicando potencial significativo para a conservação e uso sustentável dos recursos genéticos da mangabeira, sendo identificados genótipos promissores por apresentarem características morfofisiológicas vantajosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ronaldo Coimbra, Expedito Alves Cardoso, Jhonata Nascimento Ferreira, Natallya Câmara Rosa, Guilherme Rocha dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
