FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: QUESTÃO ÉTNICO RACIAL EM DEBATE.
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v11_e7_SSLA_3Resumo
O presente trabalho é fruto de reflexões que compuseram o projeto de pesquisa para o ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT. Que é continuidade aos estudos realizados no Trabalho de Conclusão de Curso-TCC da graduação, neste sentido busca-se analisar o debate étnico-racial na formação em Serviço Social nas Unidades de Formação Acadêmicas- UFA Federais da região norte, seguindo a divisão regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, por isso os cursos de Serviço Social escolhidos para esse estudo são das Universidades Federais do Maranhão, Tocantins, Amazonas, Pará e Piauí. A proposta de análise qualitativa se debruça em atualizar os dados acerca do debate racial coletados no TCC e agora incluir o debate indígena, por isso busca-se verificar como as UFAs vêm tratando este tema na formação. O interesse por esse debate se desenvolve a partir de inquietações acerca do exercício da prática profissional, tendo em vista que, a formação social e cultural brasileira e a discussão étnico-racial na sociedade por muito tempo não foram pautas dentro da formação em Serviço Social, nesse sentido, chega-se à contemporaneidade com uma escassez de discussões teórico e crítico sobre a questão étnico-racial, no interior da profissão, colocando vários desafios para a compreensão das demandas que chegam até os espaços sócio ocupacionais dos assistentes sociais, que exigem a compreensão das relações sociais a partir do imbricamento de classe social, raça/etnia e gênero. Nesse ensaio que se publica apresenta-se as reflexões teóricas, os dados serão publicados ao final da pesquisa.
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Copyright (c) 2024 Kallynne Guimarães da Silva, Rosemeire dos Santos

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