ESTADO DA ARTE SOBRE VISUALIZAÇÃO DE DADOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TABLEAU E POWER BI
A Systematic Review on Tableau and Power BI
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_19407%20Resumo
Com o avanço tecnológico, o volume de dados e informações experimentou um crescimento exponencial, o que complexificou sua análise. A visualização de dados, seja por meio de gráficos ou outras representações gráficas, é crucial para destacar características dos dados e elucidar relações entre diferentes temas. Neste contexto, o presente estudo examina a utilização das ferramentas Tableau e Power BI para a visualização de dados na última década. Através de um levantamento bibliográfico e uma revisão sistemática, complementados pela Análise de Conteúdo conforme Bardin, com o auxílio do software Iramuteq, esta pesquisa visa mapear o estado da arte na área de visualização de dados dentro da Ciência da Informação e áreas afins. Os resultados esperados incluem um panorama detalhado das ferramentas de visualização de dados vigentes, seus usos predominantes e as projeções para futuros desenvolvimentos no campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan César Belo Angeluci, Anne Vitória Gomes do Rosário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.