O PROTAGONISMO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HÉLICE TRÍPLICE

Autores

  • Lidiane Caetano de Mendonça Dias Universidade Federal do Pará
  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-8331-7745

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19347%20

Resumo

A relação universidade-empresa-governo, no contexto do modelo Hélice Tríplice, busca entender o papel de cada um dos atores de cada hélice na sociedade e a perspectiva da integração entre eles para o fomento à inovação. O artigo tem como objetivo discutir o protagonismo das universidades brasileiras no processo de inovação a partir da perspectiva da Hélice Tríplice. Quanto a metodologia a pesquisa é caracterizada como descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos selecionados foram o Relatório de Pesquisa da Inovação (PINTEC) 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o Relatório dos Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, foram coletados dados do número de pesquisadores, nível de escolaridade e setor institucional envolvidos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) referente ao período de 2000 a 2014 disponíveis no Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e, posteriormente, gerados gráficos. Foi possível observar que as universidades são as principais fomentadoras de P&D no país e, consequentemente, possuem o maior número de pesquisadores envolvidos na atividade de P&D. Conclui-se que para a consecução do propósito que o modelo Hélice Tríplice determina, seria importante o equilíbrio entre os atores de cada hélice.

Biografia do Autor

Lidiane Caetano de Mendonça Dias, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Economia Aplicada - UFPA, Especialista em Gestão de Pessoa - CESUPA e Bacharel em Administração - Estácio. 

Arleson Eduardo Monte Palma Lopes, Universidade Federal do Pará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em Economia Aplicada - UFPA (2021), possui MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2020), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade da Região Serrana - Farese (2020), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação - UFPA (2018), Bacharelado em Administração - UFPA (2016).

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Dias, L. C. de M., & Lopes, A. E. M. P. (2025). O PROTAGONISMO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HÉLICE TRÍPLICE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(3), 1–17. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19347

Edição

Seção

Artigos