ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA PARA REMOÇÃO DE TUBO ENDOTRAQUEAL EM CÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_19322Resumo
O presente relato apresenta um caso de esofagogastroscopia com endoscopia flexível para retirada de tubo endotraqueal alojado em esôfago e estômago de um cão, ingerido por complicação anestésica. O exame radiográfico e a posterior esofagoscopia revelou a presença do corpo estranho com balão inflado e caudal ao cárdia. Com auxilio de uma pinça Aligator de endoscopia flexível foi possível apreensão do Cuff e posteior perfuração utilizando-se uma pinça Reddick-Olsen de videocirurgia, resultando em esvaziamento parcial do balão. O Traqueotubo foi removido do estômago, sob visiblização endoscópica, e exteriorizado para esvaziamento total do balão de controle. Após esvaziamento do balão de controle foi possível remoção do tubo endotraqueal. O presente caso demonstrou possibilidade de remoção de tubo endotraqueal exclusivamente por endoscopia digestiva alta flexível, sem necessidade de laparotomia como apresentado em relatos anteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Catherine Konrad Calva, Bernardo Nascimento Antunes, Rainer da Silva Reinstein, Pâmela Caye, Anna Vitória Hörbe, Carolina Yumi Miyaguni Morais, Fabiano da Silva Flores, Felipe Auatt Batista de Sousa, João Pedro Scussel Feranti , Daniel Curvello de Mendonça Müller, Maurício Veloso Brun
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.