POTENCIALIDADE APÍCOLA DE ÁREA DO CERRADO GEORREFERENCIADA NO MUNICÍPIO DE JANDAIA – GO

Autores

  • Maria Gláucia Dourado Furquim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano https://orcid.org/0000-0001-7823-9546
  • Leonam Manoel Gomes França Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste
  • Paulo Vitor Divino Xavier de Freitas Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste
  • João Vítor Silva Costa Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Rodrigues Taveira Costa Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste
  • Viviane Patrícia Romani Instituto Federal do Paraná
  • José Carlos de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá https://orcid.org/0000-0003-2578-8140

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_19291

Resumo

A apicultura é a prática agrícola dedicada à criação e manejo de colônias de abelhas, especialmente da espécie Apis mellifera, visando a produção de mel, cera, própolis, geleia real, e outros produtos apícolas. Entre as atividades pecuárias a apicultura é a que mais depende dos recursos naturais e de sua preservação. Assim, objetivou-se por meio deste estudo avaliar o potencial produtivo de mel da área geoprocessada de cobertura verde do Cerrado no município de Jandaia no estado de Goiás. Para tanto, foram obtidas imagens do satélite Sentinel-2 por meio do site do programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA), referentes ao município de interesse desta pesquisa de natureza quali-quantitativa. Os resultados revelam a presença de uma extensão remanescente de vegetação de 23.415,8 hectares, com destaque para a região norte que apresentar maior área remanescente, e igualmente percebeu-se a complexidade em calcular o número ideal de colmeias por hectare em uma região de Cerrado, face a diversos fatores que influenciam tal dimensionamento.

Biografia do Autor

Leonam Manoel Gomes França, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste

Profissional com perfil técnico comercial da área de Zootecnia. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Especialização em pecuária de corte pelo REHAGRO (2009). Aperfeiçoamento em Reprodução de Bovinos de corte FAZU (2013), Mestre em Zootecnia - Desenvolvimento Rural Sustentável (2021), além de vários cursos de curta duração que participo frequentemente. Atuação como consultor em propriedade rurais, vendas de produtos e serviços, através de parceiras com ALTA, Cria Fértil, Qualitas Consultoria, Associação Jandaia + Leite e REHAGRO. Em 2016 incio dos trabalhos como consultor de vendas na Casale Equipamentos e em 2022 houve a migração para supervisão na mesma empresa, desenvolvendo trabalhos de fidelização de revendas, parceiros e formação de equipe comercial, estabelecendo presença da marca na região de atuação.

Paulo Vitor Divino Xavier de Freitas, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste

Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (2006-2008), Bacharelado em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (2011-2015), Mestrado em Zootecnia no Instituto Federal Goiano- Campus Rio Verde (2016-2018), Doutorado em Zootecnia na Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal e Goiás (2018-2022). Foi vencedor do prêmio mérito acadêmico do PPGZ-EVZ/UFG (2021). Atualmente é professor do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás - Campus Oeste. Linhas de pesquisa: Produção animal, meliponicultura.

João Vítor Silva Costa, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2019), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG). Mestre em Ciências Ambientais pela UFG (2023), doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Monitoramento e Análise de Recursos Naturais. Foi bolsista no convênio entre o LAPIG/UFG e o Ministério Público de Goiás, auxiliando a realização de perícias ambientais com Drones. Foi bolsista ATP-A no Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazonia (IPAM). Membro do Programa de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (PRO-VANT/Lapig). Possui experiência com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), Geoprocessamento (QGIS, ARCGIS) e Sensoriamento Remoto (ENVI, Google Earth Engine).

Fernanda Rodrigues Taveira Costa, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Câmpus Oeste

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1996), especialista em Sanidade Avícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Pós Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás Câmpus São Luís nos Cursos de Medicina Veterinária e Zotecnia. Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária nos anos de 2017 e 2018.Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal, com ênfase em produção e sanidade avícola.

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2021). Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Furquim, M. G. D., Manoel Gomes França, L., Vitor Divino Xavier de Freitas, P., Vítor Silva Costa, J., Rodrigues Taveira Costa, F., Romani, V. P., & de Sousa Júnior, J. C. (2025). POTENCIALIDADE APÍCOLA DE ÁREA DO CERRADO GEORREFERENCIADA NO MUNICÍPIO DE JANDAIA – GO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(5). https://doi.org/10.20873/2025_jul_19291

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)