O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2016-2023)

Autores/as

  • Marcela Bruschi Pós-doutoranda da Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) https://orcid.org/0000-0003-3948-9408
  • Evando Carlos Moreira Professor do Departamento de teoria e fundamentação da educação física. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0000-0002-5407-7930
  • Matheus Lima Frossard Professor do Departamento de teoria e fundamentação da educação física. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). https://orcid.org/0000-0002-2273-7535

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_1

Resumen

O artigo analisa a produção do conhecimento sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. Para isso foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Scielo, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes, entre os anos de 2016 e 2023, obtendo-se uma amostra de 64 artigos. Os resultados destacam que as redes de colaboração são constituídas a partir de relações estabelecidas entre grupos de pesquisa, instituições e orientações. Os 15 autores mais produtivos são responsáveis por 29 artigos do mapeamento (44,9%), os mais conectados na rede. Os periódicos de Educação surgem como o principal local de publicação, evidenciando uma estratégia dos autores em detrimento das mudanças nas classificações de periódicos da Educação Física. As obras mais citadas salientam a importância do professor colaborador para a integração teoria e prática e entendem a escola como lugar privilegiado de formação e construção da identidade docente. A temática Formação e Intervenção teve maior incidência, com 40 trabalhos (62,5%), que evidenciam a necessidade de maior colaboração entre universidades e escolas e também revelam deficiências na fundamentação teórica que enfrenta desafios práticos e adaptativos, como o ensino remoto.

Biografía del autor/a

Marcela Bruschi, Pós-doutoranda da Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Associada: The International Society for the History of Physical Education and Sport; Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE); e Sociedade Brasileira de Ciências do Esporte (CBCE). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES) e do Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba (CEMEFEC). Atua na linha de pesquisa Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação Física, da Ginástica e dos Esportes, métodos ginásticos europeus, impressos periódicos de Educação Física, revistas educacionais.

Evando Carlos Moreira, Professor do Departamento de teoria e fundamentação da educação física. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é Professor Associado IV da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física, com coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

Matheus Lima Frossard, Professor do Departamento de teoria e fundamentação da educação física. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professor do Departamento de Teoria e Fundamentação da Educação Física na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), onde atuo na graduação em educação física (licenciatura e bacharelado) e nos programas de Pós-Graduação em Educação Física, abrangendo tanto o Mestrado Acadêmico (PPGEF/UFMT) quanto o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), este último com coordenação nacional pela UNESP. Minha formação inclui Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Como membro ativo do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas (GEEFE), dedico-me às linhas de pesquisa em Formação Profissional, Avaliação, Currículo e Práticas Pedagógicas, tanto na Educação quanto na Educação Física. Atuei como professor na educação básica nas prefeituras de Vitória-ES e Serra-ES, bem como na educação superior na UFES, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em Passos, e na Faculdade Pitágoras em Guarapari.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Bruschi, M., Moreira, E. C., & Lima Frossard, M. (2024). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2016-2023). DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_1