“ME PERDI TANTO NO CAMPO... MAS ME ACHEI!”: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_9

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender como as etapas do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) são abordadas pelos/as estagiários/as. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, na qual problematizou-se, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, 34 relatórios que tematizam as etapas dos estágios na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, entre 2018 e 2020. Os resultados foram organizados prevendo as cinco etapas do fluxo de estágio no referido curso, sendo elas: “documentação”, “observação”, “coparticipação”, “regência” e “relatório final/apresentação”. Identificou-se nos relatórios, que as etapas previstas contribuem para um encontro dos/as estagiários/as com aspectos do cotidiano docente que abrangem desde questões de natureza formal e/ou burocrática, até questões subjetivas, forjando e revelando um itinerário formativo permeado de desafios, mas que favorecem encontros e partilhas de experiências indispensáveis para o processo de identificação destes sujeitos com a docência.

Biografia do Autor

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília; Docente da Universidade Federal do Maranhão; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Lopes de Souza, A., & Abrantes Farias, M. J. (2024). “ME PERDI TANTO NO CAMPO. MAS ME ACHEI!”: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_9