Perfil epidemiológico da cobertura vacinal em crianças menores de um ano em Palmas-Tocantins nos anos de 2020 e 2021.
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_18731%20Resumo
A vacinação é uma das intervenções de maior custo-efetividade e de considerável impacto na ocorrência de doenças. Logo, é necessário o monitoramento da cobertura vacinal e o perfil vacinal das crianças imunizadas. Objetivou-se conhecer o perfil epidemiológico da cobertura vacinal de crianças de 0 a 12 meses com esquema completo no município de Palmas-TO nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa que utilizou fonte de dados secundários, provenientes do sistema BI-eSUS e base de dados do Departamento de Informática do SUS. Foi avaliada a cobertura vacinal dos imunobiológicos estabelecidos no primeiro ano de vida e as variáveis selecionadas foram: sexo do familiar, faixa etária, etnia/cor, ocupação e nível de escolaridade do responsável, localização urbana ou rural e renda familiar. Como resultado, a vacina BCG foi a única que apresentou cobertura vacinal superior a 95%, já os demais imunobiológicos não alcançaram a cobertura vacinal preconizada. Referente ao perfil demográfico, destaca-se o ensino médio completo, a renda familiar entre um e dois salários mínimos, sexo feminino e a faixa etária 30 a 39 anos. Logo, melhores padrões sociodemográficos podem contribuir positivamente na adesão à vacinação.
PALAVRAS-CHAVE: Cobertura Vacinal. Saúde da Criança. Vacinação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ester da Silva Monteiro, Fernanda Fernandes, Camilla Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.