LIGNINA COMO AGENTE DE REFORÇO EM PAINÉIS PRODUZIDOS COM Eucalyptus spp. E CASCA DE Caryocar brasiliense (PEQUI)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_18Resumo
A pesquisa buscou avaliar a influência da casca do pequi em painéis aglomerados de Eucalyptus spp., usando acetato de polivinila (PVA) como adesivos e lignina e parafina como aditivos. O objetivo foi reforçar a resistência e higroscopicidade dos painéis, visando reaproveitar os resíduos da colheita do pequi. Os painéis foram produzidos com 50% de casca de pequi, 50% de madeira de Eucalyptus spp. e 300g de adesivo PVA. Foram testados três tratamentos: sem aditivos, com lignina e com parafina. Testes para propriedades físicas e mecânicas foram realizados, incluindo densidade, inchamento, absorção, resistência mecânica e isolamento acústico. Os resultados indicaram que a lignina foi o aditivo mais eficaz, demonstrando um alto potencial na produção dos painéis aglomerados com casca de pequi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Henrique Carvalho Vieira, Thatiele Pereira Eufrazio de Moraes, Karolayne Ferreira Saraiva, Raquel Marchesan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.