ESG NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA MENSURAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTins

Autores

  • Kaina Mosel Paixão Balestra Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0008-5343-4917
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_4

Resumo

O conceito de sustentabilidade ganhou maior relevância principalmente após as grandes convenções mundiais que trataram do assunto demonstraram para a população mundial a necessidade de garantir um desenvolvimento pensando no futuro das próximas gerações. Seguindo este caminho, os aspectos ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) têm sido destaque tanto no mundo corporativo quanto na administração pública. Por isso, este estudo visa apresentar e aplicar um questionário avaliativo com a finalidade de mensurar o quanto a gestão superior de uma universidade federal está engajada em garantir o desenvolvimento dos aspectos social, de sustentabilidade e de governança com a finalidade de agregar valor à sociedade em que está inserida, garantindo um desenvolvimento sustentável para as gerações vindouras.

Biografia do Autor

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes Sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2018) , pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade Estadual do Tocantins, Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Professora permanente do Programa PROFIAP: Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - UFT e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFT. Atualmente é Vice Reitora da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins e Editora assistente da Revista Humanidades e Inovação. Integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Mosel Paixão Balestra, K., & Teixeira Castro, D. (2023). ESG NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA MENSURAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTins. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 4). https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_4