Lugar e identidade: o legado sertanejo do povo nortense do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p04Palavras-chave:
Cultura, norte do Tocantins, formação socioterritorialResumo
O desenvolvimento histórico do extremo norte do Tocantins está intrinsecamente relacionado a uma ligação dupla: o lugar e a identidade. Nesta perspectiva, o texto aborda aspectos do processo de povoamento no Bico do Papagaio, considerando, entre outras características, a posse da terra livre para o trabalho constituinte do lugar numa ordem que vincula a terra da produção à residência, à convivência e às práticas socioculturais, resultando em última instância na construção identitária que se alimenta de valores humanitários. O procedimento metodológico adotado contemplou uma revisão bibliográfica subsidiada especialmente por autores de diferentes filiações teóricas, porém convergentes ao tema. Neste estudo, buscamos estabelecer a relação entre lugar e identidade numa concepção de formação de sujeitos como processo social mais amplo no qual se efetiva pela troca de saberes, atitudes e modos de vida não institucionalizados por padrões escolares, que ajudam a compreender a base dos usos e costumes da população nortense advindos da vida rural tradicional.
Palavras-Chave: Cultura; norte do Tocantins; formação socioterritorial
ABSTRACT
The historical development of the northern end of Tocantins is intrinsically linked to a double bond: the place and identity. In this perspective, the text approaches aspects of the settlement process in the Parrot's Beak, considering, among other characteristics, ownership of free land for the constituent work place in order that links the land from production to residence, the coexistence and socio-cultural practices resulting ultimately in the identity construction that feeds on humanitarian values. The methodological procedure adopted included a literature review subsidized especially by authors of different theoretical affiliations, but convergent to the subject. In this study, we seek to establish the relationship between place and identity in designing training subjects as broader social process in which it is effective for the exchange of knowledge, attitudes and ways of life not institutionalized by school standards, which help to understand the basis of uses and customs of nortense population arising from traditional rural life.
Keywords: Culture; northern Tocantins; socioterritorial training
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