ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NA MICRORREGIÃO DE SANTA ROSA-RS E SUAS REPERCUSSÕES NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_16767

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir as repercussões do processo de envelhecimento populacional na Microrregião Santa Rosa - RS, a partir da perspectiva dos gestores municipais da saúde. As literaturas apontam para o crescimento da população idosa em diversas regiões do mundo, no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul se destaca no processo de envelhecimento populacional, sendo que algumas regiões do estado se encontram mais avançadas neste processo, logo o campo da saúde também precisa estar preparado para contemplar as demandas dessa população. Este estudo qualitativo de análise de conteúdo buscou a coleta de dados através de uma entrevista semiestruturada. Na análise dos dados emergiram três categorias de análise: A perspectiva do envelhecimento pelos gestores municipais, a saúde dos idosos e as suas heterogeneidades e o serviços de saúde ofertados. Salienta-se que o estudo apontou que gestores municipais possuem consciência que a população de seus municípios está envelhecendo. Além do que, as ações voltadas para a promoção da saúde da população idosa estão associadas à presença de equipe multiprofissional de saúde e de adesão a programas de federais. Evidencia-se a necessidade de ampliar promoção de saúde dos idosos e fortalecer espaços de participação social desta população.

Biografia do Autor

Alexandra Alf Gallon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestra em Desenvolvimento Regional (UNIJUI). Especialista em Saúde da Família (UNIJUI/FUMSSAR).

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Estudos Sociais. Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Mestre em Desenvolvimento Regional,UNISC.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Alf Gallon, A., & Mueller, A. A. (2024). ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NA MICRORREGIÃO DE SANTA ROSA-RS E SUAS REPERCUSSÕES NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_16767

Edição

Seção

Artigos