COMORBIDADES E A RELAÇÃO COM A MORTALIDADE POR COVID-19 NO ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_10Resumo
O presente estudo buscou analisar a relação entre as comorbidades com a mortalidade por Covid-19 no estado da Paraíba. Estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa dos dados, a partir de dados secundários disponíveis na Central de Informações da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, com informações entre abril de 2020 e outubro de 2021. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, raça/cor, infecção pelo Covid-19 e os óbitos seguidos por infecção pelo Covid-19, com quadros agravados pela presença de comorbidades. Santa Rita é o município paraibano com a maior taxa de letalidade por Covid-19 (3,5), seguida de Bayeux (2,9) e João Pessoa (2,7). Em contrapartida, Riachão do Bacamarte é o único município que ainda não registrou óbito em decorrência da Covid-19. As comorbidades mais letais aos pacientes acometidos com Covid-19 foram hipertensão (21,83%), cardiopatia (21,46%) e diabetes mellitus (20,64%). Assim, o município com maior taxa de letalidade é Santa Rita, onde o público masculino possui maior prevalência no que diz respeito aos casos graves e óbitos pela doença. Além disso, a principal comorbidade relacionada às complicações da Covid-19 é a hipertensão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raimunda Leite de Alencar Neta, Ingridy Michely Gadelha do Nascimento, Yuri Charllub Pereira Bezerra, Anne Caroline de Souza, Elisangela Vilar de Assis, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.