O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS E FRUTÍFERAS COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO RURAL NA REGIÃO DO ARENITO CAIUÁ (PARANÁ)

Autores

  • Diego Molina Couto Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_16387

Resumo

Este estudo tem por objetivo propor o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e Frutíferas (SPDHF), como ferramenta de extensão rural, na Região Noroeste do Paraná, onde ocorre a formação de solos Arenito Caiuá, caracterizada por solos arenosos. Em função dessas características, os produtores de frutas e hortaliças apresentam dificuldades para manter produção regular quando utilizam o sistema de plantio convencional. Nesse contexto, o SPDHF difundido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), tem sido capaz de viabilizar a produção de diversas culturas. Foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 10 agricultores familiares adotantes da tecnologia, para avaliar os impactos provocados pelo emprego do SPDHF em relação ao plantio convencional, assim como os aperfeiçoamentos necessários para a consolidação da tecnologia. Verificou-se que para a maioria dos fatores avaliados houve avanços com a adoção da técnica, proporcionando ganhos econômicos e sociais aos envolvidos. Ao mesmo tempo, as principais limitações indicadas pela maioria dos produtores dizem respeito a não disponibilidade de máquinas e implementos adequados ao trabalho no SPDHF. O conhecimento dessa realidade permite o planejamento de ações para ampliar o emprego da técnica e buscar soluções para as limitações diagnosticadas.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Molina Couto, D., & Francisco Assis Shikida, P. (2024). O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS E FRUTÍFERAS COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO RURAL NA REGIÃO DO ARENITO CAIUÁ (PARANÁ) . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_16387

Edição

Seção

Artigos