INVENTÁRIO DA ICTIOFAUNA DA BACIA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU (BACIA DO RIO TOCANTINS), PALMAS, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_4Resumo
O ribeirão Taquaruçu é um afluente direto da margem direita do rio Tocantins, sua bacia possui uma área de 458,16 km² e é formada por duas sub bacias: ribeirão Taquaruçuzinho e ribeirão Taquaruçu Grande. Este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento da diversidade da ictiofauna da bacia do ribeirão Taquaruçu. Durante o estudo foram amostrados 26 pontos na micro bacia do ribeirão Taquaruçu no período de maio de 2016 a março de 2017. Para as coletas foram utilizadas redes de arrasto, e peneiras. Ao total foram coletados 3695 indivíduos, distribuídos em 46 espécies, 43 gêneros, 18 famílias e cinco ordens. A ordem mais representativa foi Characiformes (43,5%), seguida por Siluriformes (37%). Dentre as famílias reportadas, as com maior representatividade em número de espécies foram Characidae e Loricariidae, ambas com 17,4%. Quanto à abundância, a maioria absoluta pertence à família Characidae (74,4%), sendo que 58% da abundância pertence à espécie Knodus rufford. Ademais, foram reportadas ao menos quatro espécies novas: Ancistrus sp., Bryconops sp. 1, Bryconops sp. 2 e Imparfinis sp., demonstrando que o conhecimento sobre a ictiofauna da bacia do médio rio Tocantins ainda é subestimado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JARDENE DIOGENES DA SILVA, EVERTON FAUSTINO DE OLIVEIRA, THIAGO NILTON ALVES PEREIRA, CARINE CHAMON
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.