CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA: TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_01Resumo
O CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) apresenta significativa atuação na região Sul do Brasil e, em especial, no município de Marechal Cândido Rondon. Para isto, conta com a colaboração da Itaipu Binacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi traçar a linha do tempo do CAPA e analisar os efeitos do fim do convênio com a Itaipu Binacional em 2021. Realizou-se um estudo de caso baseado em entrevistas semiestruturadas e levamento bibliográfico para a criação de duas linhas do tempo, a primeira referente ao contexto histórico que impulsionou a criação do CAPA e a segunda da sua trajetória (1978-2021). Em relação a Itaipu Binacional, um quadro foi criado para comparar o período com o convênio ativo (2021) e inativo (2022). Constatou-se que as práticas alternativas, como a adoção da homeopatia e promoção da certificação orgânica participativa junto a Rede Ecovida de Agroecologia, são as contribuições mais significativas para a agricultura familiar. Conclui-se que o fim do convênio com a Itaipu Binacional reduziu a equipe técnica do CAPA e o número de famílias assessoradas, impactando negativamente no funcionamento financeiro da organização prestadora de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e, nas atividades de produção agroecológica municipal e territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natália Cardoso dos Santos, Wilson João Zonin, Nardel Luiz Soares da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.