EDITORIAL

Autores

  • Patricia Orfila Barros dos Reis Universidade Federal do Tocantins
  • Celma Chaves Pont Vidal Universidade Federal do Pará
  • Patrícia Santos Pedrosa Universidade da Beira Interior e Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-15410

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Patricia Orfila Barros dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

É arquiteta e feminista brasileira, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora associada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins desde 2005. Em 2015 foi organizadora da obra Palmas – um projeto e múltiplos olhares, publicado pela EDUFT e lançou pela editora Insular os livros Modernidades Tardias no Cerrado, Arquitetura e Urbanismo na Formação de Palmas (2018) e O Pessoal é Político. Crônicas Feministas (2021). Em 2019 realizou estágio de Pós-Doutorado em Portugal, no projeto W@ARCH.PT - Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMAU), com temas voltados para a perspectiva de gênero.

Celma Chaves Pont Vidal, Universidade Federal do Pará

Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Universidade Federal do Pará, docente e pesquisadora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA). Doutora em Teoria e História da Arquitetura pela ETSAB/UPC, com pós-doutorado pela mesma universidade. Coordena o Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (LAHCA – UFPA). É assessora científica ad hoc de agências de fomento nacionais e revisora de periódicos da área. Coordenadora do Núcleo Docomomo PA, e colaboradora na área de relações nacionais do Docomomo Brasil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: História urbana; Historiografia da Arquitetura Moderna; Arquitetura, cidade e modernização na Amazônia.

Patrícia Santos Pedrosa, Universidade da Beira Interior e Universidade de Lisboa

Arquiteta, investigadora, professora, feminista, ativista e mãe. Investigadora Responsável do projeto W@ARCH.PT – Women architects in Portugal: building visibility, 1942- 1986 (Financiamento FCT, 2018-2022). Professora Auxiliar (UBI, Arquitetura). Investigadora do Centro Interdisciplinar em Estudos de Género (ULisboa). Cofundadora e Presidenta da associação Mulheres na Arquitectura (Portugal). Arquitecta (UTL, 1997), Mestre em História da Arte (UNL, 2008), Doutora em Arquitetura (Projetos Arquitetónicos, UPC, Espanha, 2010) e com uma pós-graduação em Estudos Feministas (UCoimbra, 2016). Prémio Jovens Investigadores em Estudos de Arte (F. C. Gulbenkian, 2008). Temas de investigação principais: História da Arquitetura (Arquitetas e século XX); Arquitetura, Cidades e Género; Urbanismo feminista.

 

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Reis, P. O. B. dos, Chaves Pont Vidal, C., & Santos Pedrosa, P. (2022). EDITORIAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(Especial). https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-15410