O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Marcileia Oliveira Bispo Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-2017-8773
  • : Gabriely Guilherme Bezerra Universidade Federal do Tocantins
  • Cristina S. Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Mariana C. de Oliveira Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3101-0167

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_1%20%20

Resumen

O programa Residência Pedagógica (RP), tem um papel importante que é o aprimoramento da formação de docentes para a educação básica, com a inserção do licenciando nos contextos escolares, a partir de um trabalho de colaboração com professores que atuam da educação básica e acompanhados por um professor do curso de licenciatura ao qual pertencem, o chamado docente Orientador. O tema central deste artigo é o programa de Residência Pedagógica no período pandêmico e suas implicações ao ensino. O objetivo este artigo é apresentar algumas atividades desenvolvidas pelo Programa RP do curso de Geografia, campus de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, no período de pandemia da Covid-19 em razão do Corona vírus. A metodologia apresentada refere-se as atividades desenvolvidas na escola: vídeo –aulas, cartazes, padlet entre outros. Esse período trouxe desafios para a educação, sobretudo, para a educação básica, a saber o ensino remoto com uso de plataforma digitais com prós e contras. 

Biografía del autor/a

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Oliveira Bispo, M. ., Guilherme Bezerra , : G., S. Carvalho, C., & C. de Oliveira, M. (2023). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO . DESAFIOS, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_1