O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_1%20%20Resumo
O programa Residência Pedagógica (RP), tem um papel importante que é o aprimoramento da formação de docentes para a educação básica, com a inserção do licenciando nos contextos escolares, a partir de um trabalho de colaboração com professores que atuam da educação básica e acompanhados por um professor do curso de licenciatura ao qual pertencem, o chamado docente Orientador. O tema central deste artigo é o programa de Residência Pedagógica no período pandêmico e suas implicações ao ensino. O objetivo este artigo é apresentar algumas atividades desenvolvidas pelo Programa RP do curso de Geografia, campus de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, no período de pandemia da Covid-19 em razão do Corona vírus. A metodologia apresentada refere-se as atividades desenvolvidas na escola: vídeo –aulas, cartazes, padlet entre outros. Esse período trouxe desafios para a educação, sobretudo, para a educação básica, a saber o ensino remoto com uso de plataforma digitais com prós e contras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 : Gabriely Guilherme Bezerra , Mariana C. de Oliveira, Cristina S. Carvalho, Marcileia Oliveira Bispo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.