PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E GEOGRAFIA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MEIO A PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO E VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_3Resumo
Este trabalho traz as ações realizadas no Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Geografia, por meio da parceria entre Universidade Federal do Tocantins, CAPES e a unidade educacional Escola Estadual Jardim Paulista, em Araguaína-TO. As atividades detalhadas correspondem à edição 2020-2022, cujo desenvolvimento aconteceu de forma remota, com duração de 18 meses, o que coincidiu com o período de ocorrência de uma pandemia planetária da covid-19, que impactou todas as instituições de ensino, provocando mudanças em todo o sistema educacional. Nessa seara, o trabalho faz alguns apontamentos de mudanças ocorridas no campo educacional entre estudantes e professores na execução de atividades durante o distanciamento social. Assim, as atividades foram desenvolvidas sob um modelo de aulas remotas/on-line, mediadas pelo uso das tecnologias digitais, as quais possibilitaram a continuação de inúmeras ações coletivas e individuais, como a participação em eventos (palestras, cursos, congressos), a regência, as pesquisas e a criação de materiais didático-pedagógicos, sendo executadas em momentos síncronos e assíncronos, com o intuito de fortalecer a prática pedagógica e o aperfeiçoamento da formação acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Silvania Reis Araújo, Liane de Sousa Martins, Wanessa Lorenna de Sousa Miranda Costa Mota Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.