PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E GEOGRAFIA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MEIO A PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO E VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_3

Resumo

Este trabalho traz as ações realizadas no Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Geografia, por meio da parceria entre Universidade Federal do Tocantins, CAPES e a unidade educacional Escola Estadual Jardim Paulista, em Araguaína-TO. As atividades detalhadas correspondem à edição 2020-2022, cujo desenvolvimento aconteceu de forma remota, com duração de 18 meses, o que coincidiu com o período de ocorrência de uma pandemia planetária da covid-19, que impactou todas as instituições de ensino, provocando mudanças em todo o sistema educacional. Nessa seara, o trabalho faz alguns apontamentos de mudanças ocorridas no campo educacional entre estudantes e professores na execução de atividades durante o distanciamento social. Assim, as atividades foram desenvolvidas sob um modelo de aulas remotas/on-line, mediadas pelo uso das tecnologias digitais, as quais possibilitaram a continuação de inúmeras ações coletivas e individuais, como a participação em eventos (palestras, cursos, congressos), a regência, as pesquisas e a criação de materiais didático-pedagógicos, sendo executadas em momentos síncronos e assíncronos, com o intuito de fortalecer a prática pedagógica e o aperfeiçoamento da formação acadêmica.

Biografia do Autor

Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Federal do Tocantis/UFT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestre em Desenvolvimento Social e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes-UNIMONTES.

Professora Adjunta do magistério superior na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Queiroz, A. M. D., Araújo, S. R., Martins, L. de S., & Mota, W. L. de S. M. C. M. (2023). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E GEOGRAFIA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MEIO A PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO E VIRTUAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_3