JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA: O PERFIL DOS JUDICANTES E SUAS DEMANDAS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
the profile of judicants and their demands before and during the covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_14234Resumo
O presente estudo objetiva analisar o fenômeno da judicialização da saúde pública no município de Natal/RN, traçando o perfil dos demandantes e seus pedidos, antes e durante a pandemia de Covid-19. Para embasamento teórico foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a partir da base de dados Google Scholar, a qual resultou em 16 artigos, os quais foram utilizados para respaldar a análise dos dados. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva e documental em 188 processos da 1° instância do poder judiciário do Rio Grande do Norte, Brasil. Destes, 47 processos, entre março de 2020 e maio de 2021, tinham como motivo a pandemia de Covid-19, isto é, houve um aumento significativo das ações judiciais envolvendo a saúde pública. De uma maneira geral, o perfil dos processantes foi de homens, com mais de 60 anos, com alguma renda de aposentadoria, representados por advogados particulares e que solicitaram a justiça gratuita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Pereira Patucci, Jássio Pereira de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.