ATENDIMENTO CLÍNICO DE SURDOS POR PSICOPEDAGOGOS NÃO-PROFICIENTES EM LIBRAS: DESAFIOS E LIMITES

Autores

  • Celso dos Anjos Junior UNICESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_8

Resumo

Este artigo discute a necessidade do domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por psicopedagogos, quando do atendimento clínico aos Surdos. A discussão baseia-se no questionamento da necessidade de efetividade comunicacional nos atendimentos psicopedagógicos com os indivíduos Surdos, para que haja a correta avaliação e intervenção para com eles. Inicialmente, pontua-se algumas questões gerais para a compreensão da Libras. Em seguida, foca-se na relação entre a Psicopedagogia e a Libras.  E por fim, houve ainda, algumas considerações a respeito da discussão apresentada neste artigo. Esta discussão deu-se por meio da análise de bases teóricas tais como livros, revistas e artigos publicados. Verificou-se, portanto, neste estudo, a indissociabilidade do uso da Libras e sua efetividade, para o atendimento psicopedagógico clínico de Surdos.

Biografia do Autor

Celso dos Anjos Junior, UNICESUMAR

Graduando em Psicopedagogia e em Comunicação Assistiva: Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa. Já trabalha com a Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais há 5 (cinco anos). Atualmente atua como voluntário na Associação de Surdos de Uberlândia – ASUL, na Cidade de Uberlândia-MG, com realização de Traduções de diversos conteúdos e Interpretações em eventos. Dedica-se, especialmente, aos estudos e Tradução (Línguas orais e de Libras) e produção de artigos científicos na área da educação. Sempre que possível, trabalha com promoção de acessibilidade em reuniões religiosas; em atividades de acessibilidade, comunicação social e exposição de materiais.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

dos Anjos Junior, C. (2023). ATENDIMENTO CLÍNICO DE SURDOS POR PSICOPEDAGOGOS NÃO-PROFICIENTES EM LIBRAS: DESAFIOS E LIMITES. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(2). https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_8