ATENDIMENTO CLÍNICO DE SURDOS POR PSICOPEDAGOGOS NÃO-PROFICIENTES EM LIBRAS: DESAFIOS E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_8Resumo
Este artigo discute a necessidade do domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por psicopedagogos, quando do atendimento clínico aos Surdos. A discussão baseia-se no questionamento da necessidade de efetividade comunicacional nos atendimentos psicopedagógicos com os indivíduos Surdos, para que haja a correta avaliação e intervenção para com eles. Inicialmente, pontua-se algumas questões gerais para a compreensão da Libras. Em seguida, foca-se na relação entre a Psicopedagogia e a Libras. E por fim, houve ainda, algumas considerações a respeito da discussão apresentada neste artigo. Esta discussão deu-se por meio da análise de bases teóricas tais como livros, revistas e artigos publicados. Verificou-se, portanto, neste estudo, a indissociabilidade do uso da Libras e sua efetividade, para o atendimento psicopedagógico clínico de Surdos.
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