Concepções de participação nas políticas educacionais: fundamentos sócio-históricos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p31Palavras-chave:
Participação, Educação, Política Educacional, Participação como técnica de gestãoResumo
O texto apresenta as concepções de participação que vêm se desenvolvendo nas práticas sociais institucionalizadas da educação presentes nos estudos publicados no periódico científico Educação & Sociedade (E&S). O referencial teórico adotado problematiza a relação indivíduo e sociedade na modernidade proposta pelas teorias liberais e a crítica a elas realizada por Marx e Mészáros, sinalizando as contradições e desafios postos aos processos participativos na contemporaneidade. Os estudos demonstram o deslocamento da ideia de participação sociopolítica, como controle efetivo das instâncias decisórias pelos sujeitos do trabalho, para a ideia da participação como uma “técnica de gestão” dos serviços públicos.
Palavras-chave: Participação; Educação; Política Educacional; Participação como técnica de gestão
ABSTRACT
The text presents the participation conceptions that have been developing in institutionalized social practices of education present in studies published in Education & Society (E&S) journal. The adopted theoretical references questions the relationship between individual and society in modernity proposed by liberal theories and the criticism to them carried out by Marx and Mészáros, informing the contradictions and challenges posed by participatory processes in contemporary world. Studies show the displacement of social and political participation idea, as effective control of decision-makers by the subjects of labor, to the participation idea as a "management technique" of public services.
Keywords: Participation; Education; Educational Policy; Participation as a management technique
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