CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS SOBRE ENTEROPARASITOSES, SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO, SINTOMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA.

Autores

  • Leandro Junio dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Nayane Peixoto Soares Centro Universitário UniCambury
  • Eude Sousa Campos Universidade Estadual de Goiás
  • Mara Rúbia Magalhães Universidade Estadual de Goiás
  • Antônio Marcos Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Jeferson Rodrigues da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juliana Mourão Querido Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Vanessa de Souza Vieira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-13061

Resumo

As enteroparasitoses são doenças causadas por parasitas intestinais, as quais são endêmicas de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, sendo representadas como um dos principais problemas de saúde pública. O Brasil é um país que enfrenta este problema, por apresentar um grande déficit de infraestrutura, saneamento básico e uma ineficiente educação sanitária, o que favorece a proliferação destas doenças. Conhece-las e sua nosologia é fundamental para uma eficiente prevenção. Assim, este estudo objetivou fazer um levantamento do conhecimento da população de Aparecida de Goiânia – Goiás sobre estas patologias, suas formas de transmissão, sintomatologia, diagnóstico e profilaxia, para mensurar a capacidade desta população em se proteger destas doenças através de medidas preventivas básicas. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado a uma amostra da população e verificou-se que 65% dos entrevistados não conheciam as parasitoses intestinais, 46% deles desconheciam as vias de transmissão, 43% dos participantes não sabiam quais são as profilaxias, e 89% dos entrevistados declararam nunca terem recebido informações dos órgãos de saúde da cidade sobre as parasitoses intestinais. Concluiu-se, que é necessário planejar ações que visem ofertar informações à população desta região e suas características, pois, as pessoas poderão se prevenir com maior eficácia em relação a estas patologias. 

Palavras-chave: Parasitismo; Parasitoses Intestinais; Saúde Pública. 

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Junio dos Santos, L., Peixoto Soares, N. ., Sousa Campos , E. ., Magalhães, . M. R. . ., Silva, A. M. ., Rodrigues da Silva, J., … de Souza Vieira, V. . (2022). CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS SOBRE ENTEROPARASITOSES, SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO, SINTOMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(4), 1–14. https://doi.org/10.20873/uftv8-13061

Edição

Seção

Artigos