CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS SOBRE ENTEROPARASITOSES, SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO, SINTOMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-13061Resumo
As enteroparasitoses são doenças causadas por parasitas intestinais, as quais são endêmicas de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, sendo representadas como um dos principais problemas de saúde pública. O Brasil é um país que enfrenta este problema, por apresentar um grande déficit de infraestrutura, saneamento básico e uma ineficiente educação sanitária, o que favorece a proliferação destas doenças. Conhece-las e sua nosologia é fundamental para uma eficiente prevenção. Assim, este estudo objetivou fazer um levantamento do conhecimento da população de Aparecida de Goiânia – Goiás sobre estas patologias, suas formas de transmissão, sintomatologia, diagnóstico e profilaxia, para mensurar a capacidade desta população em se proteger destas doenças através de medidas preventivas básicas. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado a uma amostra da população e verificou-se que 65% dos entrevistados não conheciam as parasitoses intestinais, 46% deles desconheciam as vias de transmissão, 43% dos participantes não sabiam quais são as profilaxias, e 89% dos entrevistados declararam nunca terem recebido informações dos órgãos de saúde da cidade sobre as parasitoses intestinais. Concluiu-se, que é necessário planejar ações que visem ofertar informações à população desta região e suas características, pois, as pessoas poderão se prevenir com maior eficácia em relação a estas patologias.
Palavras-chave: Parasitismo; Parasitoses Intestinais; Saúde Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.