CARACTERIZAÇÃO DA AQUICULTURA FAMILIAR NAS MESORREGIÕES: MARAJÓ E NORDESTE PARAENSE - AMAZÔNIA ORIENTAL - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_12853%20%20%20Resumo
A aquicultura em pequenas propriedades rurais é de extrema importância, por contribuir para o aumento da oferta de alimentos para a família e para o uso sustentável dos recursos hídricos. Este estudo objetivou caracterizar essa a atividade desenvolvida de forma familiar nas mesorregiões Marajó e Nordeste Paraense, no estado do Pará. Foi alvo da pesquisa 125 aquiculturas, onde foram aplicados questionários ao proprietário como também registrado imagens fotográficas e coordenadas geográficas das construções aquícolas das propriedades. Os dados foram analisados por estatística descritiva e foi realizado também um teste não paramétrico nos tamanhos de lâminas d’águas entre os tipos de viveiros. A aquicultura nas duas mesorregiões é predominantemente de subsistência e ocorre em sistemas de produção extensivo ou semi-intensivo, tendo como foco a criação de peixes, principalmente a espécie tambaqui Colossoma macropomum, porém em algumas propriedades foi encontrada a criação do camarão macrobrachium amazonicum. No Marajó a atividade é praticada em viveiros escavados, represamentos, nascentes naturais e tanques, já no Nordeste Paraense apenas em viveiros escavados, represamentos e tanques. A dificuldade para aquisição de insumos foi considerada o maior entrave para o desenvolvimento da atividade. Apesar das dificuldades as mesorregiões estudadas são propicias ao desenvolvimento da atividade de forma familiar.
Palavras-chave: Pescado; Subsistência; Sistema de cultivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssica Almeida da Silva, Deusilene Costa dos Santos, Pamela Oliveira da Costa, Jacqueline Almeida da Silva, Gean Paulo Andrade Reis, Nuno Filipe Alves Correia De Melo, João Felipe Nogueira Matias, Ivan Furtado Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.