INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE – MEU MUNDO, SEU MUNDO, NOSSO MUNDO
– MY WORLD, YOUR WORLD, OUR WORLD
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12539Resumo
A presença de indígenas no ensino superior tem o início de sua história no começo da década de 90 no Brasil e pode ser considerada, ainda, um grande desafio a ser enfrentado. O objetivo geral desta pesquisa foi levantar problemas e recursos de enfrentamento nos quatro setores da adaptação de um estudante indígena Akwē Xerente, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, fundamentada na Teoria da Adaptação de Ryad Simon, organizada segundo quatro setores da adaptação: Afetivo-Relacional, Produtividade, Sócio-Cultural e Orgânico. A entrevista foi áudio gravada e transcrita. Em seguida foi preparada segundo critérios estabelecidos para aplicação do software IRAMUTEQ. A partir da Análise Hierárquica Descendente (CHD), realizada pelo IRAMUTEQ ao corpus textual, foram identificadas duas grandes classes: a primeira, denominada “Cultura Indígena” e a segunda, “Cultura Universitária”. A segunda, por sua vez, subdividida em “Problemas”: “Deslocamento” e “Distância da família” e “Respostas”: “Buscar apoio” e “Buscar aprender”. Os resultados indicam que há um contexto amplo, a partir do qual a experiência do aluno indígena na universidade acontece: o cultural. É essa perspectiva que possibilita a compreensão de como o indígena se insere na universidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.