INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE – MEU MUNDO, SEU MUNDO, NOSSO MUNDO

– MY WORLD, YOUR WORLD, OUR WORLD

Autores

  • Jonas Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12539

Resumo

A presença de indígenas no ensino superior tem o início de sua história no começo da década de 90 no Brasil e pode ser considerada, ainda, um grande desafio a ser enfrentado. O objetivo geral desta pesquisa foi levantar problemas e recursos de enfrentamento nos quatro setores da adaptação de um estudante indígena Akwē Xerente, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, fundamentada na Teoria da Adaptação de Ryad Simon, organizada segundo quatro setores da adaptação: Afetivo-Relacional, Produtividade, Sócio-Cultural e Orgânico. A entrevista foi áudio gravada e transcrita. Em seguida foi preparada segundo critérios estabelecidos para aplicação do software IRAMUTEQ. A partir da Análise Hierárquica Descendente (CHD), realizada pelo IRAMUTEQ ao corpus textual, foram identificadas duas grandes classes: a primeira, denominada “Cultura Indígena” e a segunda, “Cultura Universitária”. A segunda, por sua vez, subdividida em “Problemas”: “Deslocamento” e “Distância da família” e “Respostas”: “Buscar apoio” e “Buscar aprender”. Os resultados indicam que há um contexto amplo, a partir do qual a experiência do aluno indígena na universidade acontece: o cultural. É essa perspectiva que possibilita a compreensão de como o indígena se insere na universidade.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Silva, J., & Rocha, G. M. A. da. (2021). INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE – MEU MUNDO, SEU MUNDO, NOSSO MUNDO: – MY WORLD, YOUR WORLD, OUR WORLD. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(Especial), 1–8. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12539