NANOTECNOLOGIAS VERDES PARA TRATAMENTO DE CÂNCER - UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-12467Resumo
As nanopartículas (NPs) verdes são substratos naturais extraídos de recursos biológicos disponíveis na natureza. O objetivo do presente estudo foi revisar a atividade anticâncer de NPs sintetizadas a partir de extratos verdes contra células tumorais. Selecionou-se 21 artigos no banco de dados eletrônicas, PubMed e Cochrane, trabalhos publicados nos últimos 5 anos, em inglês, português e espanhol. Os resultados mostraram o potencial anticâncer das nanopartículas biogênicos contra diferentes células cancerígenas, cerca de 95% dos estudos mostram algum feito citotóxico no tumor. A linhagem das células tumorais mais estudada foi a de origem hepática, 80% dos artigos avaliaram o resultado das NPs no carcinoma hepatocelular (HepG2), e obtiveram resultados surpreendentes, a segunda linhagem de células mais estuda foi adenocarcinoma de mama (MCF-7). A citotoxicidade nas células tumorais foi avaliada através da concentração inibitória mínima (I50), e em nível molecular observou-se a presença de células apoptóticas, bem como o aumento de espécies reativas de oxigênio (ROS) intracelular e de expressões das proteínas caspases e a diminuição de enzimas anti apoptóticas. Pode-se concluir que as NPs verdes são uma alternativa eficaz no tratamento de câncer, no entanto estudos devem avaliar a atividade anticancerígena por meio de estudos in vivo em humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.