CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE OS DEPENDENTES QUÍMICOS NO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA (CRDQ) – ISMAEL ABDEL AZIZ
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-11201Resumo
RESUMO
Os enfermeiros desempenham um papel crucial na transformação social, tendo atuação ativa no processo de tratamento, reabilitação, combate ao consumo de álcool e outras drogas psicoativas. O consumo de drogas é considerado um problema de saúde pública, que afeta todas as faixas etárias, sem distinção da classe social, criando implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre os dependentes químicos no Centro de Reabilitação em Dependência Química – Ismael Abdel Aziz. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa. Participaram no estudo 6 enfermeiros que atuavam na instituição. A coleta de dados foi realizada no mês de julho de 2015, com base em entrevista semiestruturada, sendo categorizados segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os enfermeiros afirmaram que a demanda dos dependentes químicos tende a crescer progressivamente devido a vários fatores expostos pela sociedade, havendo necessidade de maior abrangência de políticas públicas e criação de novos projetos, bem como a capacitação dos enfermeiros para melhorar o atendimento. Após a realização da pesquisa concluiu-se que os enfermeiros possuem conhecimentos básicos que são utilizados no processo de recuperação dos dependentes químicos, onde estes atuam na assistência das crises de abstinências, fissura, ansiedade, entre outras situações expostas.
Palavras-chave: Dependência Química; Drogas; Reabilitação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.