CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE OS DEPENDENTES QUÍMICOS NO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA (CRDQ) – ISMAEL ABDEL AZIZ

Autores

  • João Viriato Mazalo Universidade Lúrio
  • Antônio Marcos Sales Conceição Faculdade Estácio do Amazonas
  • Bruno Mori Centro Universitário Fametro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-11201

Resumo

RESUMO

Os enfermeiros desempenham um papel crucial na transformação social, tendo atuação ativa no processo de tratamento, reabilitação, combate ao consumo de álcool e outras drogas psicoativas. O consumo de drogas é considerado um problema de saúde pública, que afeta todas as faixas etárias, sem distinção da classe social, criando implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre os dependentes químicos no Centro de Reabilitação em Dependência Química – Ismael Abdel Aziz. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa. Participaram no estudo 6 enfermeiros que atuavam na instituição. A coleta de dados foi realizada no mês de julho de 2015, com base em entrevista semiestruturada, sendo categorizados segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os enfermeiros afirmaram que a demanda dos dependentes químicos tende a crescer progressivamente devido a vários fatores expostos pela sociedade, havendo necessidade de maior abrangência de políticas públicas e criação de novos projetos, bem como a capacitação dos enfermeiros para melhorar o atendimento. Após a realização da pesquisa concluiu-se que os enfermeiros possuem conhecimentos básicos que são utilizados no processo de recuperação dos dependentes químicos, onde estes atuam na assistência das crises de abstinências, fissura, ansiedade, entre outras situações expostas.

Palavras-chave: Dependência Química; Drogas; Reabilitação.

Biografia do Autor

João Viriato Mazalo, Universidade Lúrio

Mestrando em Ciências da Saúde - Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Especialista em Gestão Hospitalar - Faculdade Batista de Minas Gerais, Brasil (2020). Graduado em Optometria com ênfase em Saúde Pública - Universidade Lúrio, Moçambique (2016). Docente da Universidade Lúrio - Faculdade de Ciências de Saúde, Moçambique. Tem experiência em Pesquisa Clínica e Saúde Pública no âmbito de: Estudo dos fatores de risco, medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde, Estudo do Prognóstico de doenças, Estratégias comunitárias para a prevenção de doenças transmissíveis por causas evitáveis e Epidemiologia da saúde visual e ocular.

Antônio Marcos Sales Conceição, Faculdade Estácio do Amazonas

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Estácio do Amazonas

Bruno Mori, Centro Universitário Fametro

Doutorando em Imunologia Básica e Aplicada- Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Docente de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Fametro - Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Mazalo, J. V., Conceição, A. M. S. ., & Mori, B. . (2021). CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE OS DEPENDENTES QUÍMICOS NO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA (CRDQ) – ISMAEL ABDEL AZIZ. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(3), 43–57. https://doi.org/10.20873/uftv8-11201

Edição

Seção

Artigos