“MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS”: PERCEPÇÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE DISTINTOS AMBIENTES SOCIOEDUCACIONAIS

Autores

  • Ulisses Franklin Carvalho da Cunha Universidade Estadual do Tocantins -UNITINS
  • Magale Rambo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cynthia Mara Miranda Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10862

Resumo

Este estudo propôs-se a refletir acerca da presença das mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologias, na perspectiva das narrativas de alunas concluintes do Ensino Médio, de duas escolas localizadas em distintos ambientes socioeducacionais de uma capital brasileira: uma, sendo pública e em região de vulnerabilidades sociais, e a outra, particular da área central da cidade. Este estudo foi realizado utilizando-se como metodologia de obtenção dos dados o grupo focal, que nos permitiu ter acesso ao imaginário e às opiniões destas adolescentes. As discussões levantadas nos grupos focais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos especialmente à luz dos estudos de gênero. As análises realizadas no desenvolvimento do estudo apontam que as adolescentes de ambas as escolas possuem percepções convergentes em diversos pontos que evidenciam a existência de estereótipos de gênero na ciência.

Biografia do Autor

Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, Universidade Estadual do Tocantins -UNITINS

Psicólogo. Mestre em Ciências do Ambiente. Técnico de Nível Superior da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins.

Magale Rambo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente-PPGCIAMB da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Tocantins – UFT, atuando no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Carvalho da Cunha, U. F., Karine Diel Rambo, M., & Mara Miranda, C. (2021). “MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS”: PERCEPÇÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE DISTINTOS AMBIENTES SOCIOEDUCACIONAIS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(3), 114–129. https://doi.org/10.20873/uftv8-10862

Edição

Seção

Artigos