ANÁLISE DA TEMPERATURA DE ALIMENTOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA- MG

Autores

  • Iara Matos Baêta Neves Graduanda de Nutrição pelo Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil.
  • Mariana Almeida Teixeira Rocha Graduanda de Nutrição pelo Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil.
  • Nair de Oliveira Neta Graduanda de Nutrição pelo Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil.
  • Eric Greg´ório Liberato Nutricionista, UFOP (2003), Mestre em ciências biológicas: Fisiologia e Farmacologia, UFMG (2005). Docente do Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniela Almeida Amaral Nutricionista, UFOP (2001), Mestre em ciências biológicas na área de concentração Bioquímica Estrutural e Fisiológica, UFOP (2005). Docente do Centro Universitário UNA, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10559

Resumo

O Serviço de Nutrição e Dietética em um hospital tem como finalidade o cuidado e o papel de elevada importância, ao produzir alimentos para pacientes com diversas enfermidades visando tratar, prevenir e recuperar o estado de saúde desses indivíduos. O objetivo do artigo foi avaliar as temperaturas durante o porcionamento dos alimentos em uma UAN hospitalar localizada no município de Nova Lima - MG, servindo cinco refeições por dia: desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, fornecendo em média 900 refeições por mês e funcionando todos os dias. Foram analisadas as temperaturas de 30 amostras diferentes, em um período de 15 (quinze) dias, conforme o cardápio do dia e a observação de temperatura ocorreu entre os horários de 16h e 50 minutos e 17h e 30 minutos. A análise das temperaturas demonstrou que há falhas nos processos de distribuição de 77% dos alimentos servidos para os pacientes, sendo que somente 23% das preparações se mantiveram dentro dos parâmetros permitidos pela legislação vigente, que preconiza que tais alimentos estejam com temperatura acima de 60°C. Torna-se fundamental o treinamento constante dos manipuladores, a aplicação das boas práticas de fabricação e dos procedimentos operacionais padronizados em todas as etapas do processamento dos alimentos e a presença do Nutricionista como responsável técnico por estes estabelecimentos.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Matos Baêta Neves, I., Almeida Teixeira Rocha, M., de Oliveira Neta, N., Greg´ório Liberato, E., & Almeida Amaral, D. (2022). ANÁLISE DA TEMPERATURA DE ALIMENTOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA- MG. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(4), 116–123. https://doi.org/10.20873/uftv8-10559

Edição

Seção

Artigos