ANÁLISE DA TEMPERATURA DE ALIMENTOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA- MG
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-10559Resumo
O Serviço de Nutrição e Dietética em um hospital tem como finalidade o cuidado e o papel de elevada importância, ao produzir alimentos para pacientes com diversas enfermidades visando tratar, prevenir e recuperar o estado de saúde desses indivíduos. O objetivo do artigo foi avaliar as temperaturas durante o porcionamento dos alimentos em uma UAN hospitalar localizada no município de Nova Lima - MG, servindo cinco refeições por dia: desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, fornecendo em média 900 refeições por mês e funcionando todos os dias. Foram analisadas as temperaturas de 30 amostras diferentes, em um período de 15 (quinze) dias, conforme o cardápio do dia e a observação de temperatura ocorreu entre os horários de 16h e 50 minutos e 17h e 30 minutos. A análise das temperaturas demonstrou que há falhas nos processos de distribuição de 77% dos alimentos servidos para os pacientes, sendo que somente 23% das preparações se mantiveram dentro dos parâmetros permitidos pela legislação vigente, que preconiza que tais alimentos estejam com temperatura acima de 60°C. Torna-se fundamental o treinamento constante dos manipuladores, a aplicação das boas práticas de fabricação e dos procedimentos operacionais padronizados em todas as etapas do processamento dos alimentos e a presença do Nutricionista como responsável técnico por estes estabelecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.