“WORKING TO PAY MY BEER”, “MOTOROCKER, A LENDA” E “O GUERREIRO”: ANÁLISE DE ROTEIROS DE MASCULINIDADES PERFORMADAS NOS VIDEOCLIPES DAS BANDAS PARAENSES DE HEAVY METAL DNA, STRESS E ROOSEVELT BALA NO TEMPO PRESENTE (2015-2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.6

Palabras clave:

Cena; Interseccionalidade; Masculinidade.

Resumen

Esse é um trabalho sobre as representações da masculinidade em “Working To Pay My Beer” (2015), “Motorocker, a Lenda” (2019) e “O Guerreiro” (2018), videoclipes das DNA, Stress e Roosevelt Bala, bandas/músico da cena paraense de heavy metal (2015-2019). Eles foram lançados, gestados no YouTube e produzidos de modo independente, para divulgarem, respectivamente, “Love And Hate” (2015) e “Devastação” (2019), álbuns das DNA e Stress, além de comemoração dos 40 anos de carreira de Roosevelt Bala. O intuito é analisar os roteiros de masculinidades performadas pelos trabalhador, motoqueiro e guerreiros, personagens das narrativas audiovisuais, em momentos divididos entre os espaços do trabalho, bar, fortes e prisões em Belém-PA, junto as rodovias imaginárias de territórios desérticos. Trago os conceitos de cena decolonial (QUEIROZ, 2019, 2021; SILVA, 2018) masculinidade (CONNEL, 2005; JANUÁRIO, 2016), branquitude (DYER, 1997; MULLER; CARDOSO, 2017), gênero (CONNELL; PEARSE, 2015), interseccionalidade (BOLA, 2020; DAVIES, 2016; CONNELL, 2005), videoclipe como produto da cultura midiática e “pós-MTV” (SOARES, 2013; PEREIRA DE SÁ, 2016), performance (TAYLOR, 2013) e escutas conexas (JANOTTI JR, 2020), além dos métodos de análise de videoclipes indicados por Soares (2013, 2014), para fundamentar as dúvidas da investigação: Quem são esses corpos mostrados nesses produtos midiáticos? Quais marcadores sociais definem suas identidades, suas masculinidades? Como elas são construídas? Como as suas representações se relacionam entre si?

Biografía del autor/a

Bernard Arthur Silva da Silva, Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

Graduado e Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (PPHIST/UFPA). Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). E-mail: bernardsilva85@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9859196443232656.

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Silva da Silva, B. A. (2022). “WORKING TO PAY MY BEER”, “MOTOROCKER, A LENDA” E “O GUERREIRO”: ANÁLISE DE ROTEIROS DE MASCULINIDADES PERFORMADAS NOS VIDEOCLIPES DAS BANDAS PARAENSES DE HEAVY METAL DNA, STRESS E ROOSEVELT BALA NO TEMPO PRESENTE (2015-2019). REVISTA ANTÍGONA, 2(2). https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.6