v. 7 n. 1 (2026): Amazônia Moderna
A REVISTA AMAZÔNIA MODERNA abre o número de 2026 com um desenho de vegetais pintados em um pano de prato, obra de Maria José Andrade Silva. Esse gesto artístico desloca o olhar para a cozinha como espaço de criação, memória e política, estabelecendo um diálogo sensível com a arquitetura e o urbanismo. O pano de prato, objeto cotidiano e funcional, é ressignificado como suporte de expressão estética e cultural. A imagem celebra o protagonismo das mulheres que reinventam o doméstico e o lugar que habitamos como território de arte e reflexão crítica sobre os espaços que habitamos. Dessa forma, a capa convida a superar fronteiras entre público e privado, revelando a potência criativa que emerge do cotidiano.
A Equipe Editorial convida a comunidade acadêmica nacional e internacional a enviar artigos inéditos que tratem da interface entre arquitetura, urbanismo e áreas afins, sendo prioritárias as pesquisas que englobem a região Pan-Amazônica. O recorte temporal preferencial para submissão dos textos é o século XX e XXI, sem prejuízo em revisitar períodos anteriores.
Para conhecer a Revista: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/amazoniamoderna/about
Deseja enviar contribuições? É necessário, primeiramente, cadastrar-se no sistema de Periódicos no link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/amazoniamoderna/login
Instagram: @revista.amazonia.moderna
Contato: amazoniamoderna@uft.edu.br
Imagem e capa: Bárbara Baleixe e Maria José Andrade Silva (2026)
