Projetos habitacionais para remanejamento: os efeitos da não participação na urbanização da comunidade Taboquinha em Belém do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.am.2594-7494.dossie.pnum.mar2025-3

Palavras-chave:

Remanejamento, Reassentamento, Habitação Social, Projetos Participativos, Amazônia.

Resumo

Este artigo aborda projetos de remanejamentos habitacionais no Brasil, com foco na urbanização da Comunidade Taboquinha (Belém-Pará), uma iniciativa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para urbanizar a área e realocar cerca de 700 famílias que viviam em áreas alagáveis sobre palafitas, em condições precárias de habitabilidade. Ao longo dos anos de execução, o projeto sofreu alterações devido a incompatibilidades com a realidade local, às demandas da comunidade e às mudanças na área resultantes das obras que estavam em andamento. Este estudo tem como objetivo explorar a dinâmica entre participação comunitária e as mudanças do projeto, onde as adaptações realizadas visavam, em parte, atender às necessidades reais das famílias envolvidas. A pesquisa utilizou análise documental e observações de campo para discutir as alterações morfológicas na área, considerando o impacto da substituição das tradicionais palafitas por habitações com tipologias padronizadas de alvenaria. A análise sugere que, apesar da exclusão dos moradores do planejamento inicial, a participação comunitária ao longo do processo interferiu na configuração final do espaço. No entanto, a tipologia habitacional adotada permaneceu inalterada. Assim, houve uma perda do saber vernacular amazônico, que revela a necessidade de políticas habitacionais mais comprometidas com os aspectos culturais e sociais da região.

Biografia do Autor

Luciana Guimarães Santos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Arquitetura pela Universidade de Lisboa em regime de cotutela com o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2003) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é professora assistente do curso de Design da Universidade do Estado do Pará e arquiteta e urbanista da Caixa Econômica Federal.

Ana Kláudia de Almeida Viana Perdigão, Universidade Federal do Pará

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Docente Titular do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Laboratório Espaço e Desenvolvimento Humano (Ledh/UFPA) e Assessora das Fundações de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e do Distrito Federal (FAPDF).

Downloads

Publicado

2025-03-04

Como Citar

Luciana Guimarães Santos, & Ana Kláudia de Almeida Viana Perdigão. (2025). Projetos habitacionais para remanejamento: os efeitos da não participação na urbanização da comunidade Taboquinha em Belém do Pará . Revista Amazônia Moderna, 6(Especial). https://doi.org/10.20873/uft.am.2594-7494.dossie.pnum.mar2025-3