DISCURSO E(M) CENAS DA ENUNCIAÇÃO

A LITERATURA DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM O ‘SENHOR DIRETOR’

Auteurs-es

  • Marco Antonio Almeida Ruiz Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Isadora Moreira Barros Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI :

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21483

Mots-clés :

Cenas da enunciação, ethos discursivo, ‘Senhor Diretor’, Lygia Fagundes Telles

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os processos de (des)construção identitária da personagem Maria Emília, protagonista do conto “Senhor Diretor”, por meio das cenas enunciativas que legitimam seu dizer. A investigação inscreve-se no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentando-se, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau (2004, 2008) acerca das cenas de enunciação e do ethos discursivo. A partir da seleção de sete excertos da narrativa, examinam-se as condições de emergência do discurso e sua articulação com o contexto sociopolítico brasileiro da década de 1970, durante o regime militar, especialmente no que tange à construção discursiva da velhice e da posição social da mulher. Vemos, com isso, questões da narrativa que apontam para a produção de sentidos atravessada por discursos normativos, que associam a velhice feminina à decadência, repressão e submissão, tanto no plano das relações interpessoais quanto nas estruturas sociais mais amplas. Em resumo, o estudo evidencia o modo como a linguagem literária se configura como espaço privilegiado para a problematização das representações sociais dando enfoque à velhice, à sexualidade e à mulher.

Bibliographies de l'auteur-e

Marco Antonio Almeida Ruiz, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Linguística pela UFSCar e em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS); é professor adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. E-mail: marcoalmeida@ufg.br.

Isadora Moreira Barros, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduanda em Letras: Português na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás- UFG. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. E-mail: isadora_barros@discente.ufg.br.

Références

GOMES, M, V; MOURA, S, Arruda de. Os ethos (des)encaixados do conto “Senhor Diretor”, de Lygia Fagundes Telles. Miguilim, Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v.12, n.2, p.181-197, maio-ago 2023.

JUNIOR, A, F. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T, ZOLIN, L, O (Orgs). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009.

MAINGUENEAU, D. Análise dos textos de comunicação. Tradução: Célia P. S., Silva, D. R. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PINTO, C. R. J. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

PRIORE, M, D. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. 3. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

TELLES, L. F. Seminário dos Ratos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

WOOLF, V. Um teto todo seu. Tradução: Vanessa Barbara. Rio de Janeiro: Antofágica, 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-14

Comment citer

ALMEIDA RUIZ, Marco Antonio; BARROS, Isadora Moreira. DISCURSO E(M) CENAS DA ENUNCIAÇÃO: A LITERATURA DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM O ‘SENHOR DIRETOR’. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 79–96, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21483. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21483. Acesso em: 5 déc. 2025.