A SEMIÓTICA DA ENTONAÇÃO

A VOZ ENTRE POETAS E CANCIONISTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/asel.v33i2.22395

Palabras clave:

Entonação; Prosódia; Poesia e Canção

Resumen

O artigo propõe um modelo semiótico para analisar as relações entre a poesia e a canção, identificando a entonação, ou prosódia, como o fundamento linguístico comum a ambas. Inicialmente, classificamos a poesia em quatro regimes de engenharia baseados na oposição entre continuidade (fluxo) e descontinuidade (segmentação): o poeta linguista, como Augusto de Campos, que segmenta a linguagem; o poeta visionário, como Roberto Piva, que foca no fluxo discursivo e semântico; o poeta conversador, como Ferreira Gullar, que se aproxima da fala coloquial e o poeta arquiteto, como Glauco Mattoso, que nega o fluxo livre por meio de métricas rígidas. Em seguida, abordamos a semiótica da canção de Luiz Tatit, que defende que a canção se origina da maximização da prosódia da fala, onde a melodia intensifica a curva entoativa e o ritmo intensifica a acentuação tônica. Nossa proposta é a união desses conceitos num modelo tensivo que cruza os eixos da intensidade (acentuação) e da extensidade (curva entoativa), posicionando a fala coloquial como base neutra, a canção como uma correlação conversa e os diferentes regimes poéticos como uma correlação inversa.

Biografía del autor/a

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, DL - FFLCH - USP

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte é Professor Titular de Semiótica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nessa mesma faculdade, formou-se em Língua Portuguesa e Linguística; nela, ainda fez o mestrado, o doutorado, a livre-docência e leciona desde 2002 no Departamento de Linguística. Presentemente, atua nos cursos de graduação em Letras e nos cursos de pós-graduação em: (1) Semiótica e Linguística Geral, especializando-se em Semiótica Aplicada; e (2) Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa, participando da concepção do curso de pós-graduação em Laboratórios de Criação – Escrita Literária. Na área acadêmica, escreveu 10 livros de ensaios semióticos; na área literária, compôs 3 romances, 2 livros de contos, 11 livros de poesia e o roteiro de 2 novelas gráficas.

Citas

FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.

PIETROFORTE, A. V.O discurso da poesia concreta – uma abordagem semiótica. São Paulo: Annablume, 2011.

TATIT, L. O cancionista – composições de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphim. A SEMIÓTICA DA ENTONAÇÃO : A VOZ ENTRE POETAS E CANCIONISTAS. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 69–80, 2025. DOI: 10.20873/asel.v33i2.22395. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/22395. Acesso em: 20 dic. 2025.