Percepção do discente no processo formativo do curso de Licenciatura em Química EaD diante das limitações impostas pela pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v10n2.deusdara

Palavras-chave:

educação a distância, ensino mediado por tecnologias, formação de professores, pandemia de COVID-19, Amazônia

Resumo

A formalização de métodos educacionais representa a tentativa da humanidade de tornar comum o compartilhamento de saberes nas diversas práticas do aprender. No que diz respeito ao compartilhamento de saberes não existem modelos totalmente certos ou errados, cabendo a educandos e educadores o ajuste no modelo considerado viável para o contexto e o tempo em que o processo de aprendizagem está inserido. Além disso, diversos modelos podem complementarem-se maximizando o potencial de cada um ou mitigando fragilidades que possam existir. Nesse sentido, a necessidade de distanciamento físico e isolamento social impostas pela pandemia de covid-19 aceleraram a popularização da educação em diversas instituições ao longo de todo o planeta. Desse modo, faz-se necessário avaliar os diversos aspectos que compõe o uso dessas ferramentas como ajustes educacionais durante o período pandêmico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico através do relato da experiência dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química EaD da Universidade Federal do Tocantins durante a pandemia do Covid-19 no triênio 2020, 2021 e 2022. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa básica descritiva de abordagem quantitativa, com a coleta de dados a partir da aplicação um questionário on-line aos alunos do Curso de Licenciatura em Química, na modalidade de Educação a Distância. Foram constatados benefícios da modalidade de Educação a Distância superiores aos cursos de modalidade presenciais durante o período pandêmico, devido a disponibilidade do uso de plataformas e tecnologias já estabelecidas ao longo de todo o percurso da EaD.

Biografia do Autor

Tullio Teixeira Deusdará, Universidade Federal do Tocantins

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Journal of Biotechnology and Biodiversity (CeMAF / UFT)

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Deusdará, T. T., Daronch, R. A. de O., Vital, M. de K. G. S., Silva, G. O. da, Brito, R. S. de, Turíbio, R. de C. B. S., … Silva, D. B. da. (2022). Percepção do discente no processo formativo do curso de Licenciatura em Química EaD diante das limitações impostas pela pandemia do Covid-19. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 10(2), 174–181. https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v10n2.deusdara

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