Comparação dos incrementos em altura estimados através da análise do tronco pelo método digital e manual em Eucalyptus spp.

Palavras-chave: Anatro convencional, método digital, ArcMap

Resumo

Os anéis de crescimento são banco de dados que nos permite quantificar e avaliar sua interação com o meio. O método mais utilizado para realização de análise de tronco (ANATRO) completa é o chamado convencional, tal metodologia permite acompanhar o crescimento passado de uma árvore. O objetivo desse trabalho foi comparar ANATRO convencional e digital utilizando software ArcMap, a fim de facilitar e acelerar a obtenção de dados. O estudo foi realizado em uma propriedade particular no município de Aliança do Tocantins. Os dados foram coletados em plantio de Eucalyptus, com 7 anos de idade com espaçamentos de 2,5 x 4,0 m (1.000 árvores/ha). A seleção das arvores utilizadas foi realizada a partir de distribuição diamétrica de frequência. Foram selecionados 3 clones de VM-58. Os resultados demonstraram satisfatórios quando comparamos a obtenção de dados a partir do método de ANATRO manual com a digital, nos permitindo possíveis alternativas quando não há possibilidade de manual.

Referências

BARUSO, A.P. A determinação de funções de crescimento mediante análise do tronco. Tese (defendida) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1977.

HUSCH, B. et al. Forest mensuration. John Wiley & Sons, Inc., 1982.

IMAÑA ENCINAS, J.; SILVA, G. F. da; PINTO, J.R.R. Idade e crescimento das árvores. 2005.

LAMPRECHT, H. Silvicultura nos trópicos. Eschborn: GTZ, 1990.

MACHADO, S.A.M.; NASCIMENTO, R.G. M.; MIGUEL, E.P.; TÉO, S.J.; AUGUSTYNCZIK, A.L.D. Distribuition os total heigth, trasverse area and individual volume for Araucaria angustifólia (Bert.) O. Kuntze. Revista Cerne, v.16, n.1, p.12-21, jan./mar. 2010.

MARTINS, I.S. Comparação entre métodos uni e multivaria-dos aplicados na seleção em Eucalyptus grandis. 1999. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.

NAGEL, J.; ATHARI, S. Stammanalyse und ihre Durchfüh-rung. Allgemeine Forst- und Jagdzeitung, Frankfurt am Main, v.153, n.9/10, p.179-182, 1982.

ROSOT, M.A.D. et al. Análise de tronco digital: uma nova metodologia para a medição de anéis de crescimento. Flores-ta, v.33, n.3, p.235-255, 2003.

ROSOT, M.A.D. Processamento digital de imagens aplicado à medição de anéis de crescimento na análise de tronco. 2013

SEPLAN - Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública. Atlas do Tocantins: subsídios ao planeja-mento da gestão territorial. Palmas, TO. 6. ed. 80. 16-31p. 2012.

SILVA, J. de C.; XAVIER, B.A. Eucalipto: manual prático do fazendeiro florestal, produzindo madeira com qualidade. Vi-çosa, MG, 2006.

VIEIRA, E.L. et al. Manual de fisiologia vegetal. Edufma, 2010.

Publicado
2019-12-22
Como Citar
Silva, M. C., Martins, J. da S., Coelho, M. C. B., Giongo, M., Pereira, J. F., & dos Santos, A. F. (2019). Comparação dos incrementos em altura estimados através da análise do tronco pelo método digital e manual em Eucalyptus spp. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 7(3), 374-379. https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v7n3.silva

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)