Resíduos da colheita florestal e do processamento da madeira na Amazônia – uma análise da cadeia produtiva
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.brazPalavras-chave:
floresta amazônica, atividade florestal, aproveitamento dos resíduosResumo
O manejo sustentável da floresta Amazônica é de grande importância para a conservação do bioma, através da utilização racional dos seus recursos, sem levar a total destruição da mesma, minimizando os impactos ecológicos. Uma alternativa de atividade florestal sustentável é o aproveitamento dos resíduos da colheita florestal e do processamento mecânico da madeira. Resíduos oriundos da floresta são desperdiçados, muitas vezes em função de não saberem aproveitá-los ou por falta de opções tecnológicas. A fim de minimizar o desperdício, novas tecnologias devem ser desenvolvidas e empregadas para o aproveitamento e utilização dos resíduos florestais conforme as condições locais, agregando valor à matéria prima, e consequentemente com retorno econômico e social significativo, assegurando a preservação e sustentabilidade dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho é de revisar a literatura existente e tentar quantificar os resíduos florestais e da indústria da madeira para incentivar o melhor aproveitamento do mesmo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).