Reflexões e Práticas Pedagógicas no Escopo da Disciplina de Teoria da Computação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2025.v6n2.p10-17Palavras-chave:
Teoria da Computação, Complexidade Computacional, Redução Polinomial, NP-Completude, Seminários Acadêmicos, Experiência PedagógicaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido na disciplina de Teoria da Computação, ofertada no semestre 2025/1 no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins. O estudo adotou abordagem qualitativa e descritiva, articulando aulas expositivas, listas de exercícios, uso do AVA/Moodle e a implementação do Ciclo de Seminários em Teoria da Computação. As percepções discente foram coletadas por formulário anônimo ao final do período, com questões objetivas e abertas. Os dados indicaram boa aceitação do planejamento (cronograma e prazos) e avaliação positiva da experiência global na disciplina, bem como da atuação da monitoria. Como resultados, o escrito apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina com foco no Ciclo de Seminários, o que resultou em uma maximização da compreensão de tópicos de abordagem tradicionalmente abstratos como a Teoria da Decidibilidade, Teoria da NP-completude e técnicas de transformações polinomiais.
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