Reflexões e Práticas Pedagógicas no Escopo da Disciplina de Teoria da Computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2025.v6n2.p10-17

Palavras-chave:

Teoria da Computação, Complexidade Computacional, Redução Polinomial, NP-Completude, Seminários Acadêmicos, Experiência Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido na disciplina de Teoria da Computação, ofertada no semestre 2025/1 no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins. O estudo adotou abordagem qualitativa e descritiva, articulando aulas expositivas, listas de exercícios, uso do AVA/Moodle e a implementação do Ciclo de Seminários em Teoria da Computação. As percepções discente foram coletadas por formulário anônimo ao final do período, com questões objetivas e abertas. Os dados indicaram boa aceitação do planejamento (cronograma e prazos) e avaliação positiva da experiência global na disciplina, bem como da atuação da monitoria. Como resultados, o escrito apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina com foco no Ciclo de Seminários, o que resultou em uma maximização da compreensão de tópicos de abordagem tradicionalmente abstratos como a Teoria da Decidibilidade, Teoria da NP-completude e técnicas de transformações polinomiais.

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

[1]
Lassance, Y. et al. 2025. Reflexões e Práticas Pedagógicas no Escopo da Disciplina de Teoria da Computação. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 6, 2 (out. 2025), 10–17. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2025.v6n2.p10-17.

Edição

Seção

Sessão Especial

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)