Editorial (Português)

Uma breve história do hardware, seus desafios, e impacto sobre o consumo de energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2022.v3n2.pi-ix

Palavras-chave:

Accelerator, Approximate Computing, Co-design hardware/software, Cloud Computing, Dark Silicon, Fog Computing

Resumo

Este artigo representa a opinião do autor sobre o campo da arquitetura de computadores e os desafios futuros. Este trabalho tenta estabelecer como a computação se tornou tão importante como é hoje. Além disso, procura elencar alguns dos principais desafios da área de projetos de computadores. Assim, este artigo foi escrito para estudantes e pesquisadores que desejam ver o panorama geral do assunto, e nenhum destes é amplamente discutido, depois, essa tarefa é quase impossível e não é a intenção. No entanto, alguns grandes insights podem surgir deste artigo, uma vez que o futuro parece ser co-design e aproximado.

Biografia do Autor

Tiago da Silva Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Jales (2007) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professor Assistente I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

[1]
Almeida, T. da S. 2022. Editorial (Português): Uma breve história do hardware, seus desafios, e impacto sobre o consumo de energia. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 3, 2 (out. 2022), vi-xii. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2022.v3n2.pi-ix.

Edição

Seção

Editorial

Categorias