Novidades da AJCEAM

2022-05-30

Com grande alegria que anunciamos algumas mudanças na AJCEAM. Em primeiro lugar, além das sessões de Artigos de Pesquisa e Comunicação Breve, também adicionamos as sessões de Relatório Técnico (procedimentos para elaboração de experimentos, casos de uso, demonstração ou prova de conceitos etc.) e Sessão Especial (revisão sistemática, mapeamento de estudo, Survey etc.).  

Fizemos essa mudança por perceber a necessidade de trabalhos que auxiliem estudantes e pesquisadores na condução de experimentos, já que muitas vezes as ferramentas não estão totalmente disponíveis e há sempre um retrabalho no aprendizado nessa condução. Adicionalmente também há a necessidade de estudantes possam conhecer novas linhas de pesquisa e possam identificar tendências e oportunidades de trabalho ou de pesquisa. 

Em segundo lugar, também alteramos o escopo da AJCEAM. Agora estamos de acordo com a taxonomia da ACM (Association for Computing Machinery).  Por se tratar de um padrão de classificação usado internacionalmente, melhoramos a aderência da AJCEAM. Além de permitir um escopo mais amplo, e outras áreas de pesquisa possam ser inseridas na AJCEAM (por exemplo, computação aplicada à comércio eletrônico, ciências médicas, agricultura, artes, educação etc.). 

Lembramos ainda, que estamos recebendo trabalhos em fluxo contínuo e ahead of print (assim que o processo editorial for concluído, o trabalho já será divulgado em nossa plataforma). Muito obrigado e boa pesquisa a todos. 

 

Equipe AJCEAM.