Proposta de Ensino de Função Quadrática Usando Winplot
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p15-22Palavras-chave:
Winplot, Matemática, MetodologiaResumo
O presente trabalho consiste em oferecer um método inovador para ensinar a função quadrática para uma turma do 9º ano do ensino Fundamental. A proposta tem como finalidade utilizar o software Winplot como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, tanto para os docentes quanto para os alunos. Além disso, foram empregadas outras ferramentas, como as janelas algébricas, gráficas e de cálculo, que permitem a visualização do gráfico e a compreensão de alguns conceitos relacionados à função. Essa metodologia se apresenta como uma estratégia para que os alunos assimilem um conteúdo abstrato de forma dinâmica, tendo a possibilidade de visualizar as funções por meio da manipulação dos comandos, promovendo, dessa maneira, um amplo desenvolvimento no que eles consideram mais complexo. Portanto, esse trabalho é uma proposta pedagógica direcionada aos docentes de Matemática do ensino Fundamental, com o propósito de aprimorar as técnicas de ensino e verificar se os alunos conseguem adquirir conhecimento prático do conteúdo, incentivando o interesse e a participação dos estudantes durante às aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Lobato, Paulo Cléber M. Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial;
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com o periódico que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.