Proposta de Ensino de Função Quadrática Usando Winplot

Autores

  • Henrique Lobato Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Cléber M. Teixeira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p15-22

Palavras-chave:

Winplot, Matemática, Metodologia

Resumo

O presente trabalho consiste em oferecer um método inovador para ensinar a função quadrática para uma turma do 9º ano do ensino Fundamental. A proposta tem como finalidade utilizar o software Winplot como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, tanto para os docentes quanto para os alunos. Além disso, foram empregadas outras ferramentas, como as janelas algébricas, gráficas e de cálculo, que permitem a visualização do gráfico e a compreensão de alguns conceitos relacionados à função. Essa metodologia se apresenta como uma estratégia para que os alunos assimilem um conteúdo abstrato de forma dinâmica, tendo a possibilidade de visualizar as funções por meio da manipulação dos comandos, promovendo, dessa maneira, um amplo desenvolvimento no que eles consideram mais complexo. Portanto, esse trabalho é uma proposta pedagógica direcionada aos docentes de Matemática do ensino Fundamental, com o propósito de aprimorar as técnicas de ensino e verificar se os alunos conseguem adquirir conhecimento prático do conteúdo, incentivando o interesse e a participação dos estudantes durante às aulas.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

[1]
Lobato, H. e Paulo Cléber M. Teixeira 2024. Proposta de Ensino de Função Quadrática Usando Winplot . Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 5, 2 (abr. 2024), 15–22. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n2.p15-22.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)